quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Primeira carta aos Tessalonicenses

1
1
A Igreja é a comunidade Cristã local formada pelas pessoas que acreditam em Deus e se comprometem com o testemunho de Jesus Cristo.
2-3
Cf. nota  em Cl 1,3-8.
4-10
Sobre a tribulação, cf. nota em Rm 5,1-11. Paulo relembra o primeiro anúncio (querigma) que provocou a conversão dos tessalonicenses. Conforme os VV. 9-10, esse primeiro anúncio do Evangelho era um convite à mudança radical: deixar os ídolos para servir unicamente ao Deus vivo. Os ídolos são valores considerados absolutos mas na realidade, sustentam uma estrutura de sociedade baseada na opressão e exploração do corpo e da consciência do homem. Servir ao Deus vivo é comprometer-se com Jesus Cristo, que manifesta na história a presença e ação do Deus verdadeiro, o qual está comprometido  com a libertação e a vida do homem. A conversão é um processo contínuo na história. O cristão dá mo seu testemunho, animado sempre pela espera da plena manifestação de Jesus Ressuscitado.
5
1-3
Saber com precisão a data da parusia de Cristo é desejo muito humano, porém fadado à frustração.Conforme a tradição cristã, só Deus Pai conhece o momento preciso: "Quanto a esse dia e hora , ninguém sabe nada, nem os anjos do céu, nem o Filho. Somente o Pai é que sabe". (Mc 13,32). Aos cristãos cabe esperar com espírito vigilante. 
12-22
Paulo termina a carta com diversos conselhos para a construção e crescimento da comunidade: respeitar os  que tem encargo de dirigir, ajudar os irmãos que estão em dificuldade, vivwer em clima de alegria e oração. Os VV. 19-21 convidam os cristãos a exercitar mo discernimento e espírito crítico, para se tornarem capazes de reconhecer e assimilar o bem, onde quer que este se encontre.
23-28
Espírito, alma e corpo (v. 23) significam aqui o homem inteiro na sua vida concreta, participando do Espírito de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário