quinta-feira, 9 de março de 2017

Todo aquele que pede, recebe

Dia 09 de março de 2017
5ª Feira da 1ª Semana da Quaresma Ano A

1ª Leitura: Ester 4,17n.p-r.aa-bb-gg-hh

Acusado até a morte, o oprimido descobre, no seu próprio grito de dor, a mais elevada consciência a que a humanidade pode chegar: saber que deus é o supremo aliado e fonte da vida, que ele está acima de todos os sistemas humanos de poder. Na súplica está a força para resistir até o fim, criando o principio que subverte radicalmente tudo o que, sendo relativo, se apresenta como absoluto e divino.

Salmo: 137

Oração de agradecimento, celebrando a experiência do atendimento.
1-3
Não é clara a situação da qual a pessoa foi libertada. O fato de gritar, porém, parece indicar uma situação social.
4-6
A pessoa convida outras a participar da ação de graças. O convite aos reis tem algo de aviso: também eles devem reconhecer que Deus é transcedente, mas está sempre presente, para distinguir entre justos e injustos.
7-8
A experiência passada é agora aplicada a novas situações, onde Deus sempre se manifesta como libertador.

Evangelho: Mateus 7, 7-12

A oração é a expressão da nossa relação com Deus como único absoluto (cf. Mt 6,5-7). Aqui se abre uma nova perspectiva: essa relação deve ser de confiança e intimidade como a de um filho para com o seu pai.
12
No tempo de Jesus, "Lei e Profetas" indicava todo o Antigo Testamento. Esta "regra de ouro" convida-nos a ter para com os outros a mesma preocupação que temos espontaneamente para com nós mesmos. Não se trata de visão calculista - dar para receber - , mas de uma compreensão do que seja o amor do Pai. 


Edinólia Oliveira

Como saber que a nossa oração será ouvida? Pedimos a Deus tudo  o que desejamos? Deus é tudo, é nosso criador, e nos ama. Somos íntimos de nosso Pai por sermos parte de sua maravilhosa criação. Seremos íntimos de Deus quando reconhecemos que ele está acima de todas as coisa e agimos com humildade na oração. Mesmo quando estamos agitados e preocupados com o trabalho e relacionamento podemos orar e falar com Deus. Pedinos a Deus sabedoria para conduzir nossa vida sem fazer mal a natureza e a nossos semelhantes. É assim que seremos ouvidos. Mas tenhamos cuidado com o que pedirmos, pois, nosso criador conhece o nosso coração muito mais que a nós mesmos. Ele nos conduz a vivermos em comunhão. Quando vivemos isolados e no egoísmos, passamos a ter na nossa frente um abismo diante de Deus. Porque Deus sempre está a nossa frente. Cuidado com esse abismo, cuidado com o que desejamos. 

Amem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário