terça-feira, 7 de março de 2017

Rezar, orar. (Oração - Orar + ação)

Dia 07 de março de 2017
Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma  Ano A

1ª Leitura: Isaías 55,10-11

Javé tem um projeto de verdadeira realização para a história: liberdade e vida para todos. Esse projeto é revelado aos homens através da Palavra que, gerando acontecimentos, concretiza o projeto de Deus. A sabedoria do homem consiste em procurar Javé, isto é, converte-se para ele, ouvir a sua palavra e tornar-se aliado seu na luta em prol da liberdade e vida para todos.

Salmo: 33

Oração de Agradecimento
2-4
O agradecimento é feito no meio da comunidade dos pobres.
5-8
O salmista é um pobre que, em meio a uma situação difícil, fez a experiência da solidariedade de Deus e foi liberto.
9-11
Convite para a comunidade dos pobres se comprometer com o projeto de Deus, de onde brotou a justiça. Este inverte a forma de sociedade e o rumo da história.
12-23
Grande catequese centrada no temor de Javé. Trata-se de reconhecer que Deus é Deus e que o homem não é Deus. Em seguida, é preciso empenhar a própria vida na luta pela verdade e justiça, para que todos possam viver dignamente. Essa é a luta que constrói a paz. Nessa luta Javé toma o partido dos justos, ouvindo o seu clamor libertando-os e protegendo-os. Por outro lado, Javé se posiciona contra os injustos, que são destruídos pelo próprio mal que produzem.

Evangelho: Mateus 6, 7-15

Mateus aproveitou o tema da oração para inserir aqui o Pai-nosso (cf. Lc 211,1-4), contrapondo a oração cristã à oração dos fariseus e dos pagãos. O pai-nosso mostra a simplicidade e  intimidade do homem com Deus. Na primeira parte, pede-se que Deus manifeste o seu projeto de salvação; na segunda, pede-se o essencial para que o homem possa viver segundo o projeto de Deus: pão para o sustento, bom relacionamento com os irmãos e perseverança até o fim.

Edinólia Oliveira

Deus sabe tudo que nós precisamos e proporciona a terra para que sejamos responsáveis para cuidar dela com muito carinho e amor... Plantanto árvores e evitando o desmatamento para possamos ter água em abundância e o nosso clima seja bom de respirar. Como podemos ter tudo que pedimos na oração? Fazendo tudo de bom para as pessoas que desejamos para nós mesmos. Desejamos ser perdoados. Então, devemos perdoar. Desejamos ser amados, então, devemos amar. Desejamos comer então, devemos trabalhar e não ser fardo pesado para ninguém. Devemos ser solidários e fazer a vontade de Deus. Se não o fizermos a vontade de Deus estamos almejando e atraindo o nosso próprio mal. Sejamos pois responsáveis com a vida de nosso planeta e a vida das pessoas. A colheita será para beneficiar a todos.

amém,

Nenhum comentário:

Postar um comentário