segunda-feira, 26 de outubro de 2020

O amor em dia de sábado

 Efésios 4, 32-5,8

Paulo convida os cristãos a conversão continua. Essa conversão começa no batismo, onde o cristão deixa o homem velho (modo de vida pagão) para revestir-se do homem novo (a justiça que vem pela vida segundo o espírito). Nos VV. 25-32, Paulo dá exemplos concretos do que significa essa passagem: da mentira para a verdade; do roubo para o trabalho honesto, que leve a partilhar com os que nada têm; da palavra inconveniente para a palavra construtiva; do comportamento egoísta para a generosidade recíproca.

Paulo traz uma série de exortações e conselhos para os cristãos vivam autenticamente a sua fé.

Salmo - Sl 1,1-2. 3. 4.6 (R. Cf. Ef 5,1))

Breve introdução-convite de estilo sapiencial para ler o livro dos Salmos na perspectiva do Deus que toma posição no conflito social, aliando-se aos justos, fiéis ao seu projeto, e condenando os injustos.
1-2
Os justos não aderem de maneira alguma à ordem social perversa, promovida pelos injustos. Ao contrário, eles vivem continuamente meditando no projeto de Javé, a fim de colocá-lo em prática. Esse é o caminho da felicidade.
3-4
A adesão ao projeto de Deus faz com que os justos tenham plena vitalidade e eficácia para organizar uma nova organizar uma nova ordem social. Enquanto isso, os injustos e a injustiça não têm consistência.


Evangelho - Lc 13,10-17


O dia de sábado é expressão máxima daquilo que Jesus realiza ao curar a mulher: a comemoração da pessoa libertada. O povo se enche de alegria ao ver como o dia santificado é sinal da vida que Deus dá aos homens, e não um dia de simples rituais obrigatórios pré-estabelecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário