sexta-feira, 30 de outubro de 2020

A Comunidade de Jesus educa os santos para a misericórdia.

 1ª Leitura - Fl 1,1-11

A carta é dirigida a toda a comunidade. Os dirigentes (em grego: epíscopos) não são exatamente os bispos; trata-se de um grupo, cuja função é zelar pelo bom andamento da comunidade. Os diáconos são os encarregados de atender às necessidades materiais da comunidade e, talvez, também de pregar.
3-11
A oração Paulo mostra o seu afeto particular pela comunidade de Filipos. De fato, esta comunidade desde o início coopera e participa ativamente no trabalho de evangelização, seja colaborando no anúncio, defesa e confirmação do Evangelho, seja pela ajuda material oferecida ao Apóstolo. Paulo só pede uma coisa: o crescimento no amor. Vivendo o amor, a comunidade será sempre capaz de distinguir o que mais favorece a prática da justiça.

Salmo - Sl 110 (111),1-2. 3-4. 5-6 (R. 2a)

Hino de louvor, resumindo temas de outros hinos.
1-5
No louvor o povo perpetua a memória dos atos de Deus na história, que leva para a liberdade e a vida. Esta é a grande tradição que o povo de Deus conserva.
6-10
Toda a ação de Deus se encaminha para a posse da terra e da Aliança. O grande discernimento da vida (sabedoria) consiste em temer a Javé, ou seja, reconhecer que ele é Deus e que o homem não é Deus.

Evangelho - Lc 14,1-6

A lei do sábado deve ser interpretada como libertação e vida para o homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário