terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Quem é Jesus pra você? Leia.

1ª Leitura - 1Rs 8,22-23.27-30

Naqueles dias:
22
Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor,
na presença de toda a assembléia de Israel,
estendeu as mãos para o céu e disse:
23
'Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti
nem no mais alto dos céus,
nem aqui embaixo na terra;
tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos,
que andam na tua presença de todo o seu coração.
27
Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra?
Se os mais altos céus não te podem conter,
muito menos esta casa que eu construí!
28
Mas atende, Senhor meu Deus,
à oração e à súplica do teu servo,
e ouve o clamor e a prece
que ele faz hoje em tua presença.
29
Teus olhos estejam abertos noite e dia
sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste:
'Aqui estará o meu nome!
Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar.
30
Ouve as súplicas de teu servo
e de teu povo Israel,
quando aqui orarem.
Escuta-os do alto da tua morada, no céu,
escuta-os e perdoa!
Palavra do Senhor.


Esta primeira parte da oração tem importância política e ideológica muito grande: Javé, o Deus libertador dos pobres e oprimidos, é tomado agora como o Deus que protege o poder político, perpetuando na descendência de Davi. Os profetas, através de suas críticas, mostrarão que isso no mínimo é ambíguo, e no máximo é um grande mal. Tal ambiguidade e mal já aparecerão na própria vida de Salomão. Sobre o templo como lugar do Nome, cf. nota em Dt 12,2-13,1.
Salmo - Sl 83, 3. 4. 5.10. 11 (R. 2)
R. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3
Minha alma desfalece de saudades *
e anseia pelos átrios do Senhor!
Meu coração e minha carne rejubilam *
e exultam de alegria no Deus vivo!R.

4
Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, +
e a andorinha ali prepara o seu ninho, *
para nele seus filhotes colocar:
vossos altares, ó Senhor Deus do universo! *
vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor!R.

5
Felizes os que habitam vossa casa; *
para sempre haverão de vos louvar!
10
Olhai, ó Deus, que sois a nossa proteção, *
vede a face do eleito, vosso Ungido!R.

11
Na verdade, um só dia em vosso templo *
vale mais do que milhares fora dele!
Prefiro estar no limiar de vossa casa, *
a hospedar-me na mansão dos pecadores!R.

84(83)
Hino a Jerusalém, centro das romarias.
2-4
A importância de Jerusalém está no fato de que o Templo, casa de deus da Aliança, é também é a cada de todo o povo. Ao entrar nela, o peregrino se sente livre e à vontade, como os pássaros que aí revoam e fazem seus ninhos. 
5-8
O encontro com Deus da Aliança torna feliz quem exerce alguma função no Templo e também aqueles que se dirigem a Jerusalém, fazendo longas romarias. Esse buscar a Deus fertiliza a terra para produzir vida nova.
9-10
Súplica pelo rei (ungido). Este como governante do povo, deve tornar presente a ação do próprio Deus, ou seja, libertar o povo e fazê-lo viver a justiça.
11-13
Em Jerusalém o povo redescobre o sentido da própria vida, refaz seu compromisso com o projeto de Deus e reconhece que este abençoa quem vive aquilo que celebrou em Jerusalém.
Evangelho - Mc 7,1-13
Vós abandonais o mandamento de Deus
para seguir a tradição dos homens.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7,1-13
Naquele tempo:
1
Os fariseus e alguns mestres da Lei
vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus.
2
Eles viam que alguns dos seus discípulos
comiam o pão com as mãos impuras,
isto é, sem as terem lavado.
3
Com efeito, os fariseus e todos os judeus
só comem depois de lavar bem as mãos,
seguindo a tradição recebida dos antigos.
4
Ao voltar da praça,
eles não comem sem tomar banho.
E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição:
a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre.
5
Os fariseus e os mestres da Lei
perguntaram então a Jesus:
'Por que os teus discípulos
não seguem a tradição dos antigos,
mas comem o pão sem lavar as mãos?'
6
Jesus respondeu:
'Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas,
como está escrito:
'Este povo me honra com os lábios,
mas seu coração está longe de mim.
7
De nada adianta o culto que me prestam,
pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos'.
8
Vós abandonais o mandamento de Deus
para seguir a tradição dos homens.'
9
E dizia-lhes:
'Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus,
a fim de guardar as vossas tradições.
10
Com efeito, Moisés ordenou:
'Honra teu pai e tua mãe'.
E ainda: 'Quem amaldiçoa o pai ou a mãe, deve morrer'.
11
Mas vós ensinais que é lícito
alguém dizer a seu pai e à sua mãe:
'O sustento que vós poderíeis receber de mim
é Corban, isto é, Consagrado a Deus'.
12
E essa pessoa fica dispensada
de ajudar seu pai ou sua mãe.
13
Assim vós esvaziais a Palavra de Deus
com a tradição que vós transmitis.
E vós fazeis muitas outras coisas como estas.'
Palavra da Salvação.
Jesus desmascara o que está por trás  de certas práticas apresentadas como religiosas. E toma um exemplo concreto referente ao quarto mandamento. Corbã era o voto, pelo qual uma pessoa consagrava a Deus os próprios bens, tornando-os intocáveis e reservados ao tesouro do Templo. Aparentemente Deus era louvado, mas na realidade os pais ficavam privados de sustento necessário, enquanto o Templo e os sacerdotes ficavam ainda mais ricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário