segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Como se da a manifestação de Deus hoje?

Podemos estudar a manifestação de Deus nos livros da Bíblia onde não se tinha a ciência para entender os fenômenos da natureza. Ainda vemos até hoje líderes  de estado e religiosos criando rituais para manipular a mente do povo do qual não dão oportunidade do saber cientifico. Sendo assim, são mais fáceis de ser manipulados e saqueados do fruto do seu trabalho.
No tempo em houve a inauguração do Templo de Jerusalém que foi  o momento solene para reunir todo o povo. Teve uma festa  que o centro da festa é a introdução da Arca da Aliança no Santíssimo. Contudo, o que é sagrado nessa arca são as tábuas de pedra, isto é, o Decálogo, onde estão normas que testemunham a aliança de Deus com o seu povo. O Decálogo é a fonte de uma sociedade nova, fundada na liberdade e na vida, que gera novas relações entre as pessoas (cf. notas em Ex 20 e Dt 5). Observa-se ainda que a presença de Javé se manifesta e, ao mesmo tempo, se esconde na Nuvem escura (provavelmente formada pela fumaça do incenso). Deus está presente, mas de modo misterioso. Ele não se deixa reduzir a idéias ou formas definidas. Noutras palavras, Deus é o mistério insondável, que não pode ser reduzido ou manipulado dentro de um sistema teológico, instituição religiosa ou política, nem mesmo numa representação teológica definida (cf. v. 27).
No Salmo 131
Súplica dos exilados na Babilônia.
1-2
Em meio à beleza de Babilônia, os exilados estão tristes e nem usam instrumentos para acompanhar suas lamentações.
3-6
Por curiosidade oi ironia, os opressores querem conhecer o folclore dos israelitas. Todavia, como cantar no exílio os cantos que celebram a libertação e a conquista da vida? Tudo isso não passa agora de triste recordação.
7
O dia de Jerusalém foi da catástrofe sob as tropas de Nabucodonosor (586 a.C). Os edomitas, parentes e vizinhos dos israelitas, se uniram aos opressores e se aproveitaram da situação (cf. Abdias).
8-9
Em vez de cantar o seu folclore, os exilados entoam  esta maldição: Feliz quem fizer justiça, destruindo até à raiz a ambição que gera escravidão e morte.
A história de Jesus caminhando por sob as águas e chegando a margem atracaram o barco e logo chegaram uma grande multidão com seus doentes nas macas para que sejam curados por Jesus. Isso mostra o verdadeiro Deus sendo revelado em Jesus ("Eu Sou"_ cf. Ex 3,14). Os discípulos não conseguem ver a presença de Deus em Jesus, porque não entenderam o acontecimento dos pães. Para quem não entende que o comércio e a posse devem ser substituídos pelo dom e pela partilha, Jesus se torna fantasma ou apenas fazedor de milagres que provoca medo, e não a presença do Deus verdadeiro.
A manifestação ,de Deus hoje se dar no ser humano aceitar a históriua antiga como um sinal de que Ele sempre esteve presente entre nós em todos os fenômenos de natureza e também de natureza humana. Quando o ser humano aceita que Deus está nele e ele está em Deus: ele É.

Nenhum comentário:

Postar um comentário