29/10/2017
Primeira Leitura (Êx
22,20-26)
Assim diz o
Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes
estrangeiros na terra do Egito.
21Não façais mal
algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim, e eu
ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei
à espada; vossas mulheres ficarão viúvas e órfãos os vossos filhos.
24Se emprestares
dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um
usurário, dele cobrando juros.
25Se tomares como
penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr do sol. 26Pois
é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se
clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.
- Palavra do Senhor.
Nota Êx 22, 17-27
Os VV. 20-26 condenam a exploração da miséria. O
imigrante, o órfão, a viúva e o pobre são pessoas que não podem defender-se:
devem ser protegidas pelo direito. As necessidades vitais do homem estão acima
de qualquer direito de propriedade.
Responsório (Sl 17)
— Eu vos amo, ó
Senhor, sois minha força e salvação.
— Eu vos amo, ó
Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois
o rochedo que me abriga, minha força e poderosa salvação.
— Ó meu Deus, sois o
rochedo que me abriga, sois meu escudo e proteção: em vós espero! Invocarei o
meu Senhor: a ele a glória! E dos meus perseguidores serei salvo!
— Viva o Senhor! Bendito
seja o meu Rochedo! E louvado seja Deus, meu Salvador! Concedeis ao vosso rei
grandes vitórias e mostrais misericórdia ao vosso Ungido.
Nota Salmo18(17)
Com poucas
diferenças, este salmo é reproduzido em 2Sm 22. Trata-se de uma celebração para
agradecer a proteção de Deus, através da qual o rei Davi pôde realizar sua
função política.
2-25
A função da
autoridade política não é usurpar o lugar de Deus, usando o poder para seus
próprios interesses e privilégios. É tornar historicamente presente e visível a
ação de Deus, que liberta dos inimigos o seu povo, para fazê-lo viver segundo a
justiça e o direito. Quando a autoridade política de fato procura ser mediadora
na realização do projeto divino, ela pode invocar a Deus e estar certa de que
ele responderá, dando eficácia a ela em seus empreendimentos.
26-30
A autoridade é
íntegra quando reflete a própria integridade de Deus; esta consiste em fazer
justiça, salvando o povo pobre rebaixando o opressor.
31-35
Outra função da
autoridade é eliminar a idolatria, para que o povo possa, de fato, reconhecer o
Deus vivo e o projeto dele.
36-43
Se a autoridade serve
realmente a Deus e ao povo, ela se torna invencível: pode, ao mesmo tempo,
contar o apoio de Deus e com a credibilidade e apoio popular.
44-51
Quando a autoridade
realiza a justiça em nome de Deus, o povo vive na fraternidade e o rei justo se
torna modelo de liderança para outros povos.
Segunda Leitura (1Ts
1,5c-10)
Irmãos: 5cSabeis
de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos
tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do
Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo
para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia.
8Com efeito, a partir
de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas
a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos
falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos
convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e
verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou
dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.
- Palavra do Senhor.
Nota de 1Ts 1, 4-10
Sobre a tribulação,
cf. nota em Rm 5,1-11. Paulo relembra o primeiro anúncio (querigma) que
provocou a conversão dos tessalonicenses. Conforme os VV. 9-10, esse primeiro
anúncio do Evangelho era um convite à mudança radical: deixar os ídolos para
servir unicamente ao Deus vivo. Os ídolos são valores considerados absolutos
mas na realidade, sustentam uma estrutura de sociedade baseada na opressão e
exploração do corpo e da consciência do homem. Servir ao Deus vivo é
comprometer-se com Jesus Cristo, que manifesta na história a presença e ação do
Deus verdadeiro, o qual está comprometido com a libertação e a vida do
homem. A conversão é um processo contínuo na história. O cristão dando seu
testemunho, animado sempre pela espera da plena manifestação de Jesus
Ressuscitado.
Anúncio do Evangelho
(Mt 22,34-40)
Naquele tempo, 34os
fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se
reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para
experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu:
“‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o
teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O
segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda
a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
— Palavra da
Salvação.
Nota Mt. 22, 34-40
Ver Cf. nota em Mc 12, 28-34
Jesus resume a essência
e o espírito da vida humana num ato único com duas faces inseparáveis: amar a
Deus com entrega total de si mesmo, porque o Deus verdadeiro e absoluto é um só
e, entregando-se a Deus, o homem desabsolutiza a si mesmo, o próximo e as
coisas; amar ao próximo como a si mesmo, isto é, a relação num espírito de
fraternidade e não de opressão ou de submissão. O dinamismo da vida é o amor
que tece as relações entre os homens, levando todos aos encontros, confrontos e
conflitos que geram uma sociedade de cada vez mais justa e mais próxima do
Reino de Deus.
Edinólia Oliveira
Todo líder político será justos para o povo se servir os mandamentos de Deus. Não é utopia, é a realidade do Criador. O líder que não obedecer a Deus, esse vai padecer. E Jesus Cristo é a grande manifestação de Deus. É Deus conosco que veio para nos ensinar a amar e servir o próximo.
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