29º Domingo do Tempo Comum Ano A_ Igreja Católica
22/10/2017
Primeira Leitura (Is
45,1.4-6)
Leitura do Livro do profeta
Isaías:
1Isto diz o Senhor sobre
Ciro, seu Ungido: “Tomei-o pela mão para submeter os povos ao seu domínio,
dobrar o orgulho dos reis, abrir todas as portas à sua marcha, e para não
deixar trancar os portões.
4Por causa de meu servo
Jacó, e de meu eleito Israel, chamei-te pelo nome; reservei-te, e não me
reconheceste. 5Eu sou o Senhor, não existe outro: fora de mim não há deus.
Armei-te guerreiro, sem me reconheceres, 6para que todos saibam, do
oriente ao ocidente, que fora de mim outro não existe. Eu sou o Senhor, não há
outro”.
Palavra do Senhor!
Nota 45 1-7
Deus, o Senhor da história,
é quem dirige as nações e acontecimentos para dar liberdade e vida ao povo que
a ele se aliou. Para realizar o seu projeto, Javé se serve da história dos
povos, chegando mesmo a tomar um rei pagão para revesti-lo com a função de
messias (ungido), própria dos reis de Israel. O Deus vivo não está
confinado a um templo, nem a uma instituição, nem a determinada estrutura de
religião o lugar eminente de seu agir é a história e a vida. O v. 7 salienta
que Javé criou todas as coisas, e sabemos, pela Bíblia, que toda criação é boa
(cf. Gn 1, 4.10.12 etc. Eclo 39, 12-35). A distinção entre o bem e o mal começa
a partir do posicionamento que o homem toma diante do projeto de Deus.
Responsório (Sl 95)
— Ó família das nações, dai
ao Senhor poder e glória!
— Cantai ao Senhor Deus um
canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Manifestai a sua glória
entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Pois Deus é grande e
muito digno de louvor, é mais terrível e maior que os outros deuses, porque um
nada são os deuses dos pagãos. Foi o Senhor e nosso Deus quem fez os céus.
— Ó família das nações, dai
ao Senhor, ó nações, dai ao Senhor poder e glória, dai-lhe a glória que é
devida ao seu nome! Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
— Adorai-o no esplendor da
santidade, terra inteira, estremecei diante dele! Publicai entre as nações:
“Reina o Senhor!”, pois os povos ele julga com justiça.
Nota 96(95)
Hino à realeza de Deus, que
vem para estabelecer o seu Reino de justiça.
1-6
Louvor a Deus, proclamando
a sua vitória sobre os ídolos das nações. A função do povo de Deus é testemunha
na história, através do louvor e da ação, o Deus vivo que derrota os ídolos.
7-10
A proclamação central deste
louvor é a realeza de Deus, soberano do universo e da história.
11-13
Toda a realidade é
convidada a participar do louvor com que o povo aclama seu Deus. Sua realeza se
estabelece na história à medida que a justiça triunfa sobre a injustiça. Em
cada luta pela justiça, é o próprio Deus que está vindo para reinar.
Segunda Leitura (1Ts
1,1-5b)
Leitura da Primeira Carta
de São Paulo aos Tessalonicenses:
1Paulo, Silvano e Timóteo,
à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a
vós, graça e paz!
2Damos graças a Deus por
todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso
Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e
a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
4Sabemos, irmãos amados por
Deus, que sois do número dos escolhidos. 5bPorque o nosso Evangelho não
chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é
o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância.
Nota 1
1
A Igreja é a comunidade
Cristã local formada pelas pessoas que acreditam em Deus e se comprometem com o
testemunho de Jesus Cristo.
2-3
Cf. nota em Cl 1,3-8.
Nota de Colossenses
1
3-8
A trilogia
fé-amor-esperança define a vida cristã na sua base, na sua concretização
prática e no seu dinamismo histórico. A vida cristã nasce dos compromisso de fé
em Jesus Cristo, que significa aceitar a vida e ação de Jesus e continuá-las
entre os homens. O amor é a realização prática desse testemunho, através da
partilha dos bens e da fraternidade, que concretizam o Reino de Deus no
dia-a-dia da história. A esperança é o dinamismo que nasce do amor, alimentando
a vida cristã, voltada para o futuro do Reino de Deus, isto é, para a
realização plena da vida.
Anúncio do
Evangelho (Mt 22,15-21)
Naquele tempo, 15os
fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então
mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem
a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho
de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um
homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não
pagar imposto a César?” 18Jesus percebeu a maldade deles e disse:
“Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do
imposto!” Levaram-lhe então a moeda.
20E Jesus disse: “De quem é
a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus
então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de
Deus”.
15-22
Cf. nota em Mc 12,13-17. O
novo povo de Deus pertence unicamente a Deus, e só Deus pode exigir do homem
adoração.
Nota
de Marcos 12
13-17
O imposto era o sinal da dominação
romana; os fariseus a rejeitavam, mas os partidários de Herodes a aceitavam. Se
Jesus responde “sim”, os fariseus o desacreditarão diante do povo; se ele
diz “não”, os partidários de Herodes poderão acusá-lo de subversão. Mas Jesus
não discute a questão do imposto. Ele se preocupa é com o povo: a moeda é “de
César”, mas o povo é “de Deus”. O imposto só é justo quando reverte em
benefício do bem comum. Jesus condena a transformação do povo em mercadoria que
enriquece e fortalece tanto a dominação interna como a estrangeira.
Edinólia
Oliveira
A
Educação e Saúde precisa de uma união de valores da população para cooperar ou
se solidarizar com os mais pobres. Para Administrar esse valor, esse imposto
elegemos os chefes de Estado Político. Presidente, Senadores, deputados federais,
prefeitos e vereadores que se dizem representantes do povo.
Desde
que o mundo vive em desenvolvimento que o ser humano precisa de um administrador.
Mas houve escravidão e miséria por causa do Egoísmo, Quem tem muito não divide
com quem tem pouco. Essa é uma questão
pra ser discutida.
Estamos
em uma ditadura disfarçada de República.
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