sábado, 3 de dezembro de 2016

O Reino de Deus está próximo

Dia 04/12/2016: 2º Domingo do Advento  - Ano A (Cor Roxo)


1ª Leitura: Livro do Profeta Isaías 11,1-10

Isaías projeta para o reinado de Ezequias o ideal utópico de uma sociedade que chegou a realização plena (cf. 6,13; 7,14 e nota em 8,23b-9,6). Esse reinado se fundará no total espírito de Javé (sete dons) que fará surgir uma sociedade alicerçada na justiça, produzindo paz e harmonia. O Novo Testamento vê o cumprimento do oráculo da pessoa de Jesus (cf. Mt 3,16): é a partir da ação dele que se constrói o mundo novo, onde todas as coisas se reconciliam (Ef 1,10; Cl 1,20).

Salmo: 71

Oração pelo rei, lembrando a função da autoridade e desejando que o rei realize.
É função da autoridade realizar justiça e implantar o direito, para que haja paz. Mas, o que é a justiça? É defender a causa dos pobres contra os opressores. Segundo a Bíblia, portanto, o exercício da autoridade deve espelhar a ação do próprio Deus, que liberta o pobre e o fraco, derrotando seus opressores.
Quando a autoridade é justa, o povo deseja que ela permaneça para sempre e estenda sempre mais a sua ação.
O desejo se amplia para a esfera internacional: que também as autoridades de outras nações obedeçam a Deus, trazendo-lhe tributos e presentes. Para ela ficar mais rica e poderosa?  Não! Simplesmente porque ela, sendo justa, vai partilhar o poder e a riqueza, criando um reino de fraternidade, onde todos podem ter vida.
O povo abençoa a autoridade justa, porque esta coloca ao alcance de todos a abundância e a prosperidade. O v. 17 é um desejo: que a fama dessa autoridade perdure e seja bênção para todos os povos.
Pequeno hino de louvor , encerrando o segundo livro do saltério, formado pelos salmos 42 a 72. O que antes era desejado para o rei, agora é proclamado a respeito de Deus

2ª Leitura: Carta de São Paulo aos Romanos 15,4-9

O respeito e o bem do outro são o maior sinal do cristão consciente.
O acolhimento mútuo no amor é o caminho para que as mentalidades diferentes não quebrem a união da comunidade. assim fez Cristo, que acolheu judeus e pagãos num só povo. Além disso, a comunidade não deve julgar que o fato de pertencer ao povo de Deus seja privilégio que a separa dos outros; antes, é fonte de responsabilidade, pois a vocação da comunidade é acolher todos como irmãos, testemunhando assim o projeto divino de reunir todos os homens.

Evangelho: Mateus 3,1-12

João Batista convida a uma mudança radical de vida, porque já se aproxima o Reino, que vai transformar radicalmente as relações entre os homens. É o tempo do julgamento, e nada adianta ter fé teórica, pois o julgamento se baseará nas opções e atitudes concretas que cada um assume. Os fariseus, com a falsa segurança de suas observâncias religiosas, e os saduceus, com suas intrigas políticas para conservar o poder, pertencem à estrutura que vai ser superada pelo Reino.

Edinólia Oliveira

Muita gente pensa que o Reino de Deus é depois que morre, lá no céu... e olha pro alto...  Como fazer parte do Reino de Deus sem ser Cristão? É muito simples, mas para muitas nações o Reino de Deus também é a salvação depois da morte mesmo sem ser Cristão.. Mas Jesus veio dizer que o Reino de Deus está na mente, está na fé e no compromisso de espalhar para o mundo inteiro o Projeto de Salvação de Deus no qual enviou seu filho ao mundo para anunciar esse mesmo Reino... O Reino de Deus é os obedientes a sua palavra... mas não a Palavra de Moisés  manda apedrejar, não de Davi que adultera,, mas não a de um homem normal nascido da terra, mas sim de um Homem vindo de Deus.
Somos pequenos diante da grandeza da Palavra de Deus através de Jesus Cristo.E nós? Como sabemos propagar o Reino de Deus ( que muitos estão dizendo ai que é Projeto de Deus).? Acreditando nas Palavras de Jesus Cristo no Evangelho e pondo em prática.
Veja como em todas as ações políticas e religiosas vai de em contradição ao Evangelho. Você sabe como anunciar o Reino de Deus? Você  tem coragem de Anunciar o Reino de Deus como Jesus Cristo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário