sábado, 24 de dezembro de 2016

Deus se fez carne e habitou entre nós

Dia 25/12/2016:  Natal do Senhor - Missa do Dia  - Ano A (Cor Branco)


1ª Leitura: Livro do Profeta Isaías 52, 7-10

É o quarto “cântico do Servo de Javé” (cf. notas em 42,1-9; 49,1-9ª; 50,4-9). Descreve-se, agora, a paixão do Servo: ele é justo e inocente, mas sofre as consequências de uma estrutura injusta da sociedade onde vive, e por isso morre esmagado sob o peso dos erros de todos. Contudo, é através do seu aparente fracasso que o projeto de Deus vai triunfar: o Servo é glorificado e traz a salvação para todos.

Salmo: 97

Hino a realeza de Deus, celebrando sua vitória.
1-3:
A vitória de Deus se revela no seu projeto, feito para todas as nações. Trata-se de uma vitória justa, porque salva os pobres e oprimidos.
4-6:
O louvor é uma forma de revelar a realeza de Deus para o mundo inteiro.
7-9:
Essa revelação é fonte de alegria e esperança, porque em cada intervenção histórica Deus funda a justiça e o direito, implantando o seu Reino.

2ª Leitura: Carta aos Hebreus 1, 1-6


 Cristo é o centro do sermão. O trecho é o mais denso de todo Novo Testamento: Deus falou definitivamente em Jesus Cristo, o qual é a palavra viva e concreta de Deus. Tudo o que podemos falar sobre o projeto de Deus - criação, revelação e redenção - tudo encontra sua expressão definitiva em Cristo. Este é quem faz existir e salva toda criatura. Ele é igual em tudo ao Pai; e, glorificado, é muito superior ao mundo dos anjos.

Evangelho: João 1, 1-18

O Prólogo de João lembra a introdução do Gênesis (1,1-31; 2,1-4a). No começo, antes da criação, o filho de Deus já existia em Deus, voltando para o Pai: estava em Deus, como a expressão de Deus, eterna e invisível. O Filho é a imagem do Pai, e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação.
A Palavra é a Sabedoria de Deus vislumbrada nas maravilhas do mundo e no desenrolar da história, de modo que, em todos os tempos os homens sempre tiveram e têm algum conhecimento dela. 
Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a consciência de todo homem. Mas, para onde nos conduziria essa luz? A Bíblia toda afirma que Deus é amor e fidelidade. Levado pelo seu imenso amor e fiel às suas promessas, Deus quis introduzir os homens onde jamais teriam pensado: partilhar a própria vida e felicidade de Deus. E para isso a Palavra se fez homem e veio à sua própria casa, neste seu mundo.
A humanidade já não está condenada a caminhar cegamente, guiando-se por pequenas luzes no meio das trevas, por pequenas manifestações de Deus, mas pelo próprio Jesus, Manifestação total de Deus. Com efeito Jesus Cristo, que é a luz, veio para tornar filho de Deus todos os homens. Um só é o Filho, porém, todos podem torna-se bem mais do que filhos adotivos: nasceram de Deus.
Deus tinha dado uma lei por meio de Moisés. E todos os judeus achavam que essa lei era o maior presente de Deus. Na realidade, era bem mais o que Deus tinha reservado para todos. Porque Jesus, o Deus Filho, o verdadeiro e total Dom do Pai, é o único que pode falar de Deus Pai, porque comunica o amor e a fidelidade do Deus que dá a vida aos homens.

Edinólia Oliveira

Caros irmãos em Deus Pai, não há como expressar melhor do que as notas de cada leitura deste dia do Natal do Senhor Deus. Só podemos louvar e agradecer a Deus a presença de Jesus Cristo em nossa vida. Eu acredito que Jesus é Deus no meio de nós, como um de nós, carne, osso, sangue e sofre as mesmas dores que nós.. Mas como Deus está Nele, tem sabedoria de vida e conhecimento pleno de Deus. 
Afirmo mais uma vez, nós não podemos calcular a grandiosidade do poder de Deus, nosso Pai Criador... veio até nós para dizermos que somos iguais, que podemos ser bom e misericordioso como também Ele é bom e misericordioso. Jesus veio dizer que se matarmos nosso irmãos é a Ele que está matando e vai sofre graves consequências. No Entanto quem pode julgar o que mata é Deus. Está é uma forte afirmação do projeto de Deus em promover a paz no mundo.
Que possamos com fé e determinação seguir os ensinamentos e vida de Jesus Cristo que é Deus falando pra nós,..  Feliz Natal a todos.. grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário