Iniciando
a conversa
-
Colocar a Bíblia em lugar de destaque, rodeada por textos e manuais de
catequese.
-
Canto: “Toda Bíblia é Comunicação”
-
Conversar sobre os textos usados pelo grupo na catequese: como são usados,
necessidade e importância etc.
-
Invocar o Espírito Santo.
A
vida fala
Em
nossos encontros com catequistas, uma das
dúvidas que nos são apresentadas é: que manual catequético utilizar, ou
não utilizar nenhum? É uma preocupação coerente com a responsabilidade de
educar na fé: queremos ter alguma certeza positiva quanto ao material que
subsidiará nossa ação na comunidade.
Para
aprofundar nossa reflexão, será bom retornar ao sentido da catequese: um
caminho de maturidade na fé, de encontro com Deus, consigo e com os irmãos e
irmãs (a comunidade). A fé cristã é, por essência, vivida em comunidade. A
catequese é processo, porque acompanha o cristão em toda a sua vida, e não um
curso ou uma aula. Ela tem compromisso com a Igreja, para formar o povo de
Deus, e com o Reino, para anunciá-lo e denunciar tudo que vai contra ele (é o
seu caráter profético).
E
onde, então, entram os textos e manuais de catequese? Eles fazem parte desse processo, há muito tempo, na
história da catequese e também da
própria Igreja. Lembremos que, desde o início, nas primeiras comunidades
cristãs, as cartas apostólicas ajudaram (e continuam ajudando) a caminhada do povo de Deus. Textos
catequéticos favoreceram a reflexão sobre o caminho a ser tomado (por exemplo,
a Didaqué). Qual, então, o jeito “certo” de lidar com esse material hoje?
Critérios
e perspectivas
O
Estudo n. 53 da CNBB, Textos e manuais de catequese, busca colaborar com os
catequistas nessa tarefa. Ele propõe critérios para essa escolha e para a
confecção de textos. Assim, aqueles grupos de catequistas que se dispõe à
tarefa de produzir um material de auxílio às suas comunidades também devem
estar atentos a esses princípios.
Respeitando
a diversidade de linguagens, pontos de partida, dinâmicas de estruturação do
material, contextos socioculturais que os autores possuem, as propostas da CNBB
nos ajudam na seguinte reflexão:
a)-
A catequese é realizada em comunidade a fim de formar membros das comunidades
cristãs. Pergunta-se: onde está a comunidade nos textos e manuais? Que
relevância lhe é dada e como os textos auxiliam na compreensão da vida
comunitária cristã?
b)-
A catequese é um caminho que busca a interação entre vida e fé, pois recebe o
ser humano em sua integridade e a presença de Deus na vida e na história
humanas. Pergunta-se como os textos ajudam os catequisandos a expressar as suas
experiências de vida e de fé e a integrar essas duas dimensões em suas vidas? A
vida e a fé estão presentes como realidades que se integram? A fé ilumina a
vida para transformá-la e fazer dos cristãos agentes de transformação das
realidades que estão fora do plano de Deus?
c)-
A catequese tem na Bíblia seu livro principal, assim como toda a vida e a ação
cristã. Os manuais e textos também apresentam a Palavra de Deus como fonte de
reflexão? Que tipo de interpretação bíblica é utilizada: ela está coerente com
a proposta da Igreja? Jesus Cristo é o centro dos textos e manuais? É para ele
que os textos apontam sempre? Ele (suas palavras e gestos) é o conteúdo
principal da catequese proposta?
d)- A
catequese é, também, “escola de oração”. Dessa forma, os textos ajudam os
catequisandos a celebrar a fé e a vida? Ajudam, também, a compreender e
vivenciar bem a liturgia na comunidade?
e)-
A moral cristã tem na prática do amor seu maior princípio. Qual a visão moral
apresentada nos textos manuais a serem utilizados? Propõe, além da moral
pessoal, uma moral comunitária e social com base na vida e nas palavras de
Jesus e nos ensinamentos da Igreja?
f)-
A catequese busca construir uma linguagem que se adapte às várias situações de
vida. Os textos e manuais contemplam esse princípio? Levam em conta a idade, as
condições sociais e culturais, as condições de necessidades diferenciadas dos
catequisandos? As dinâmicas e as linguagens utilizadas consideram o processo de
catequese de educação da fé? Ajudam a formar discípulos missionários capazes de
responder às questões da vida iluminados pela fé, atuando no sentido de
promover a dignidade de todos e todas?
A
utilização do material
Feita
a escolha, será importante refletir com o grupo de catequistas sobre qual será
o papel desses materiais na catequese. Salientamos que o processo catequético
deve envolver catequista, catequizando e comunidade. Eles são os agentes
principais do processo. Iluminados pela palavra de Deus, os catequistas têm a
responsabilidade de preparar os encontros catequéticos. Esse planejamento nunca
deve ser substituído pelo “comodismo” de ter um manual.
Os
textos e manuais podem contribuir, oferecendo um roteiro organizado para todo o
ciclo catequético. Porem não devem ser a única fonte em que os catequistas
buscam orientação e material de apoio. Outros textos, livros, vídeos, músicas,
jornais, revistas devem também ser consultados e acrescentados ao planejamento catequético.
Principalmente a Bíblia: esta nunca deve ser substituída pelos textos nos
manuais, mas estes devem apontar para a leitura da palavra de Deus.
O
que se espera é que o manual e os textos sejam “subsídios” que contribuam para
a caminhada de fé do catequisando, orientado por seu catequista com sua
comunidade cristã. Uma tarefa criativa assume seu papel com a participação
ativa da coordenação de catequese, do pároco e da comunidade como um todo, para
que o catequisando faça seu encontro pessoal com Jesus Cristo e o siga na
comunidade e na sociedade.
Para
conversar:
a)-Que
critério temos seguido para escolher/produzir os manuais e textos da catequese?
b)-Que
mudanças temos de fazer, com base nesta reflexão, para melhor utilizar os
manuais e textos catequéticos?
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