sábado, 6 de agosto de 2011

LIBERTA-SE DO MEDO

          Em certa aldeia do Benin viviam três rapazes muito tristes. Parecia que tudo lhes dava errado na vida. Eram pobres: um possuia apenas um remo; o outro, uma flexa e um arco; e o terceiro, um turbante. Sonhavam com uma vida rica e com tudo de bom. Mas sentiam-se angustiados, pois se julgavam incapazes.
          Um dia, um sábio ancião decidiu ajudá-los a perceber que tinham muito valor. Lançou-lhes um desafio: atravessar um rio fundo usando apenas o que tinham.
          Ficaram apreensivos, cheios de medo. Porém, um deles encheu-se de coragem, procurou um tronco, lançou-o na água e começou a remar até chegar ao lado oposto. O segundo viu, do outro lado do rio, uma árvore muito alta. Pegou sua flexa e mirou a árvore, que caiu atravessada entre as duas margens. Correu por cima dela e atravessou o rio. O terceiro ganhou coragem, atou uma pedra na ponta do turbante, que era uma tira bem comprida, e deu-lhe um nó de correr. Atirou a ponta para a outra margem, prendendo-a no ramo de uma árvore. Amarrou a outra ponta do lado de cá e, agarrado ao turbante, conseguiu atravessar o rio.
         Os três se abraçaram felizes. Conseguiram superar o obstáculo! O sábio ancião sorriu e disse-les: " A vida é como um rio: quem arrisca e usa dos recursos e valores que possui, consegue sempre vencer!"
          (cf. Eq. Missão Jovem, Sabedoria dos povos - 100 Histórias, Contos e Fábulas. São Paulo: Mundo e Missão, 2008, p. 56.)
          REVISTA ECOANDO, Formaçãqo Interativa com Catequistas - Ano VII - nº 26.

Nenhum comentário:

Postar um comentário