quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Liturgia Diária e Reflexão de 16/01/2020 - A verdadeira liberdade


5ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

1ª Leitura - 1Sm 4,1-11

1Naqueles dias os filisteus reuniram-se
para fazer guerra a Israel.
Israel saiu ao encontro dos filisteus,
acampando perto de Eben-Ezer,
enquanto os filisteus, de sua parte, avançaram até Afec
2e puseram-se em linha de combate diante de Israel.
Travada a batalha,
Israel foi derrotado pelos filisteus.
E morreram naquele combate, em campo aberto,
cerca de quatro mil homens.
3O povo voltou ao acampamento
e os anciãos de Israel disseram:
'Por que fez o Senhor
que hoje fôssemos vencidos pelos filisteus?
Vamos a Silo buscar a arca da aliança do Senhor,
para que ela esteja no meio de nós
e nos salve das mãos dos nossos inimigos'.
4Então o povo mandou trazer de Silo
a arca da aliança do Senhor Todo-poderoso,
que se senta sobre querubins.
Os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias, acompanhavam a arca.
5Quando a arca da aliança do Senhor
chegou ao acampamento,
todo Israel rompeu num grande clamor,
que ressoou por toda a terra.
6Os filisteus, ouvindo isso, diziam:
'Que gritaria é essa tão grande no campo dos hebreus?'
E souberam que a arca do Senhor
tinha chegado ao acampamento.
7Os filisteus tiveram medo e disseram:
'Deus chegou ao acampamento!'
E lamentavam-se:
8'Ai de nós! porque os hebreus não estavam com essa alegria
nem ontem nem ante-ontem.
Ai de nós! Quem nos salvará
da mão desses deuses tão poderosos?
Foram eles que afligiram o Egito
com toda espécie de pragas no deserto.
9Mas coragem, filisteus, portai-vos como homens,
para que não vos torneis escravos dos hebreus
como eles o foram de vós!
Sede homens e combatei!'
10Então os filisteus lançaram-se à luta,
Israel foi derrotado
e cada um fugiu para a sua tenda.
O massacre foi grande:
do lado de Israel tombaram trinta mil homens.
11A arca de Deus foi capturada
e morreram os dois filhos de Eli, Hofni e Finéias.
Palavra do Senhor

Salmo - Sl 43, 10-11.14-15.24-25 (R. 26d)

R. Libertai-nos, Senhor, pela vossa compaixão!

10Porém, agora nos deixastes e humilhastes, *
já não saís com nossas tropas para a guerra!
11Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, *
os adversários nos pilharam à vontade.R.

14De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, *
zombaria e gozação dos que nos cercam;
15para os pagãos somos motivo de anedotas, *
zombam de nós a sacudir sua cabeça.R.

24Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? *
Despertai! Não nos deixeis eternamente!
25Por que nos escondeis a vossa face *
e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?R.

Evangelho - Mc 1,40-45

Naquele tempo:
40Um leproso chegou perto de Jesus,
e de joelhos pediu:
'Se queres tens o poder de curar-me'.
41Jesus, cheio de compaixão,
estendeu a mão, tocou nele, e disse:
'Eu quero: fica curado!'
42No mesmo instante a lepra desapareceu
e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora,
44falando com firmeza:
'Não contes nada disso a ninguém!
Vai, mostra-te ao sacerdote
e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou,
como prova para eles!'
45Ele foi e começou a contar
e a divulgar muito o fato.
Por isso Jesus não podia mais
entrar publicamente numa cidade:
ficava fora, em lugares desertos.
E de toda parte vinham procurá-lo.
Palavra da Salvação.

Reflexão:

Na 1ª Leitura:
 O esforço das tribos, no sentido de construir um sistema igualitário contra o sistema das cidades-estado cananéias,  já começava a se corromper (cf. 2,11-36 e nota) e ficou ainda mais comprometido com o avanço dos filisteus.Estes possuíam o domínio do ferro e lutavam com armas muito mais poderosas. A arca era uma espécie de sacramento da presença de Javé, que apoiava a luta das tribos por um sistema novo. Ela foi tomada pelos filisteus, e esse fato mostra, por um lado, o projeto de Javé já estava sendo corrompido pelos israelitas; por outro lado, indica que o sistema das tribos não era suficiente para conter o avanço de um forte inimigo externo.
No Salmo:
44(43)
Súplica coletiva em tempo de dificuldade nacional.
2-9
Em tempos difíceis, o povo olha para trás e retoma a consciência de sua própria história de lutas e conquistas, chefiada pelo próprio Javé, que por amor libertava o povo diante dos opressores.
10-17
Agora, porém, as coisas mudaram: Deus parece ter abandonado o seu povo, ao torná-lo presa fácil do opressor ganancioso.
18-23
Apesar de tudo isso, o povo não se esqueceu de Deus, nem lhe traiu o projeto, para servir ao projeto dos deuses falsos. Resta então a pergunta: Por que tudo isso está acontecendo? Por que o povo de Deus é perseguido dentro da história?
24-27
A espera na dificuldade parece não ter fim. Será que Deus está dormindo? A súplica conscientiza o povo e procura despertar Deus para agir outra vez, "por teu amor".
No Evangelho:
O leproso era marginalizado, devendo viver fora da cidade, longe do convívio social, por motivos higiênicos e religiosos (Lv 13, 45-46). Jesus fica irado contra uma sociedade que produz a marginalização. Por isso, o homem curado deve apresentar-se para dar testemunho contra um sistema que não cura, mas só declara quem pode ou não participar da vida social. O marginalizado agora se torna testemunho vivo, que anuncia Jesus, aquele que purifica. E Jesus está fora da cidade, lugar que se torna o centro de nova relação social: o lugar dos marginalizados é o lugar onde se pode encontrar Jesus.

Edinólia Oliveira

Desde o início do mundo, na história antiga foram estudados  pelos historiadores e arqueólogos  através de evidências de ruínas guerras de tribos e hoje temos fortemente evidência de guerras e conflitos através do desenvolvimento da tecnologia e os meios de comunicação. O que se dá esse conflito? Ambição, inveja, conquistas de terras e riquezas. Deus envia pessoas , mensageiros da sua palavra, pessoas como nós para nos alertar dos perigos dessa desobediência aos seus mandamentos. Em meio a tantos gemidos e sofrimentos por causa da guerra, surge a súplica por libertação. A verdadeira libertação está em seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, Deus conosco, O Emanuel.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.



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