3ª-feira da 1ª Semana Do Tempo Comum
Em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo. Amém!
1ª Leitura - 1Sm
1,9-20
Naqueles dias:
9Ana levantou-se,
depois de ter comido e bebido em Silo.
Ora, o sacerdote Eli estava sentado em sua cadeira
à porta do templo do Senhor.
10Ana, com o coração cheio de amargura,
orou ao Senhor, derramando copiosas lágrimas.
11E fez a seguinte promessa, dizendo:
'Senhor Todo-poderoso,
se olhares para a aflição de tua serva
e te lembrares de mim,
se não te esqueceres da tua escrava
e lhe deres um filho homem,
eu o oferecerei a ti
por todos os dias de sua vida,
e não passará navalha sobre a sua cabeça'.
12Como ela se demorasse nas preces diante do Senhor,
Eli observava o movimento de seus lábios.
13Ana, porém, apenas murmurava;
os seus lábios se moviam,
mas não se podia ouvir palavra alguma.
Eli julgou que ela estivesse embriagada,
14por isso lhe disse:
'Até quando estarás bêbada?
Vai tirar essa bebedeira!'
15Ana, porém, respondeu:
'Não é isso, meu senhor!
Sou apenas uma mulher muito infeliz;
não bebi vinho, nem outra coisa que possa embebedar,
mas desafoguei a minha alma na presença do Senhor.
16Não julgues a tua serva como uma mulher perdida,
pois foi pelo excesso da minha dor
e da minha aflição que falei até agora'.
17Eli então lhe disse:
'Vai em paz,
e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste'.
18Ela respondeu:
'Que tua serva encontre graça diante dos teus olhos'.
E a mulher foi embora, comeu
e o seu semblante não era mais o mesmo.
19Na manhã seguinte,
ela e seu marido levantaram-se muito cedo
e, depois de terem adorado o Senhor,
voltaram para sua casa em Ramá.
Elcana uniu-se a Ana, sua mulher,
e o Senhor lembrou-se dela.
20Ana concebeu e,
no devido tempo, deu à luz um filho
e chamou-o Samuel,
porque - disse ela -
'eu o pedi ao Senhor'.
Palavra do Senhor.
9Ana levantou-se,
depois de ter comido e bebido em Silo.
Ora, o sacerdote Eli estava sentado em sua cadeira
à porta do templo do Senhor.
10Ana, com o coração cheio de amargura,
orou ao Senhor, derramando copiosas lágrimas.
11E fez a seguinte promessa, dizendo:
'Senhor Todo-poderoso,
se olhares para a aflição de tua serva
e te lembrares de mim,
se não te esqueceres da tua escrava
e lhe deres um filho homem,
eu o oferecerei a ti
por todos os dias de sua vida,
e não passará navalha sobre a sua cabeça'.
12Como ela se demorasse nas preces diante do Senhor,
Eli observava o movimento de seus lábios.
13Ana, porém, apenas murmurava;
os seus lábios se moviam,
mas não se podia ouvir palavra alguma.
Eli julgou que ela estivesse embriagada,
14por isso lhe disse:
'Até quando estarás bêbada?
Vai tirar essa bebedeira!'
15Ana, porém, respondeu:
'Não é isso, meu senhor!
Sou apenas uma mulher muito infeliz;
não bebi vinho, nem outra coisa que possa embebedar,
mas desafoguei a minha alma na presença do Senhor.
16Não julgues a tua serva como uma mulher perdida,
pois foi pelo excesso da minha dor
e da minha aflição que falei até agora'.
17Eli então lhe disse:
'Vai em paz,
e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste'.
18Ela respondeu:
'Que tua serva encontre graça diante dos teus olhos'.
E a mulher foi embora, comeu
e o seu semblante não era mais o mesmo.
19Na manhã seguinte,
ela e seu marido levantaram-se muito cedo
e, depois de terem adorado o Senhor,
voltaram para sua casa em Ramá.
Elcana uniu-se a Ana, sua mulher,
e o Senhor lembrou-se dela.
20Ana concebeu e,
no devido tempo, deu à luz um filho
e chamou-o Samuel,
porque - disse ela -
'eu o pedi ao Senhor'.
Palavra do Senhor.
Salmo - 1Sm 2,1. 4-5.
6-7. 8abcd (R. Cf. 1a)
R. Meu coração se
alegrou em Deus, meu Salvador.
1'Meu coração exulta de júbilo no Senhor,
e minha fronte se eleva por meu Deus.
Minha boca desafia meus adversários,
porque me alegro na vossa salvação.R.
4O arco dos fortes quebrou-se,
enquanto os fracos são revigorados.
5Os saciados empregam-se pelo pão,
enquanto aos famintos não falta alimento.
A mulher estéril dá à luz sete vezes
enquanto a mãe fecunda fenece.R.
6O Senhor é quem dá a morte e a vida,
faz descer à morada dos mortos e de lá voltar.
7É o Senhor que torna pobre ou rico,
é ele que humilha e exalta.R.
8a Levanta do pó o necessitado
8b e do lixo ergue o indigente,
8c e o faz assentar entre os príncipes.
8d destinando-lhe um trono de glória,.R.
Evangelho - Mc
1,21b-28
21bEstando com seus discípulos
em Cafarnaum,
Jesus, num dia de sábado,
entrou na sinagoga e começou a ensinar.
22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento,
pois ensinava como quem tem autoridade,
não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga
um homem possuído por um espírito mau.
Ele gritou:
24'Que queres de nós, Jesus Nazareno?
Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.'
25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!'
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência,
deu um grande grito e saíu.
27E todos ficaram muito espantados
e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto?
Um ensinamento novo dado com autoridade:
Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!'
28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte,
em toda a região da Galiléia.
Palavra da Salvação.
Jesus, num dia de sábado,
entrou na sinagoga e começou a ensinar.
22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento,
pois ensinava como quem tem autoridade,
não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga
um homem possuído por um espírito mau.
Ele gritou:
24'Que queres de nós, Jesus Nazareno?
Vieste para nos destruir?
Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.'
25Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!'
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência,
deu um grande grito e saíu.
27E todos ficaram muito espantados
e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto?
Um ensinamento novo dado com autoridade:
Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!'
28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte,
em toda a região da Galiléia.
Palavra da Salvação.
Reflexão:
Na 1ª Leitura: É
um momento importante da história na história de Israel: o povo vai passar do
sistema tribal para o sistema tributário. A mudança é de grandes proporções: a
religião que sustentava a participação política e divisão igualitária dos bens,
agora servirá para cimentar uma ideologia de Estado, onde a economia e a
política ficarão concentradas em mãos de um poder central. A história de Samuel
é a abertura dessa nova fase, que será o grande desafio para o povo.
Como em outros casos (Isaac, Sansão e João Batista), o nascimento de Samuel é apresentado de forma milagrosa. Da mulher estéril e humilhada (figura do povo) nasce, por graça de Javé, aquele que será o símbolo da fidelidade a Javé dentro do novo sistema.
Como em outros casos (Isaac, Sansão e João Batista), o nascimento de Samuel é apresentado de forma milagrosa. Da mulher estéril e humilhada (figura do povo) nasce, por graça de Javé, aquele que será o símbolo da fidelidade a Javé dentro do novo sistema.
No Salmo: Este cântico nasceu em data posterior e,
provavelmente, celebra uma vitória do rei sobre os inimigos (v. 10). Certamente
foi colocado aqui para expressar a esperança do povo de que o novo regime
significasse de fato uma salvação: a função do rei é tornar visível a própria
ação de Javé, que liberta dos inimigos (v. 1) e instaura o reino da justiça
(vv. 3-9). Para isso, espera-se que desapareçam as desigualdades, e todos
possam usufruir da liberdade e da vida. Lucas seguiu de perto este cântico,
para compor o de Maria (cf. Lc 1,46-56 e nota).
No Evangelho: A ação demoníaca escraviza e aliena o homem,
impedindo-o de pensar e de agir por si mesmo (por exemplo: ideologias,
propagandas, estruturas e sistemas etc.): outros pensam e agem através dele. O
primeiro milagre de Jesus é fazer o homem voltar a consciência e à liberdade.
Só assim o homem pode segui-lo.
Marcos não diz qual era o ensinamento de Jesus;
contudo, mencionando-o junto com uma ação de cura, ele sugere que o ensinamento
com autoridade repousa numa prática concreta de libertação: com sua ação Jesus
interpreta as Escrituras de modo superior a toda cultura dos doutores da Lei.
Edinólia
Oliveira
Podemos analisar nestes referente a primeira leitura a
maneira de como Ana rezava que o Sacerdote observando-a julgou-a que estava
bêbada. Quando Jesus começou a sua missão ia de contra aos ensinamentos dos
sacerdotes que com autoridade e conhecendo Deus, incomodava os Doutores da Lei
e os Sacerdotes. Hoje, Jesus continua incomodando os poderosos e pregam um
Jesus de riquezas. Mascaram a imagem de Jesus. Pelo amor de Deus. Jesus veio
para os pobres e marginalizados. Os demônios que são os poderosos e ricos
egoístas do mundo se sentem incomodados com a imagem da Cruz , esta onde Jesus está
crucificado. Está explicado por que eles não colocam a imagem da cruz nos seus
templos de pedras. A verdadeira noiva (igreja) de Jesus é aquela que se
compadece dos pobres e põem em prática os ensinamentos de Jesus.
Louvado
seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
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