sábado, 6 de janeiro de 2018

A Luz do Mundo

Liturgia de 07 de janeiro de 2018
DOMINGO - EPIFANIA DO SENHOR

1ª Leitura: Is 60, 1-6

- Leitura do livro do profeta Isaías - 1Levanta-te, acende as luzes, Jerusalém, porque chegou a tua luz, apareceu sobre ti a glória do Senhor. 2Eis que está a terra envolvida em trevas, e nuvens escuras cobrem os povos; mas sobre ti apareceu o Senhor, e sua glória já se manifesta sobre ti. 3Os povos caminham à tua luz e os reis ao clarão de tua aurora. 4Levanta os olhos ao redor e vê: todos se reuniram e vieram a ti; teus filhos vêm chegando de longe com tuas filhas, carregadas nos braços. 5Ao vê-los, ficarás radiante, com o coração vibrando e batendo forte, pois com eles virão as riquezas de além-mar e mostrarão o poderio de suas nações; 6será uma inundação de camelos e dromedários de Madiã e Efa a te cobrir; virão todos os de Sabá, trazendo ouro e incenso e proclamando a glória do Senhor.

Nota da 1ª Leitura
1-22
Cântico que manifesta a esperança da total restauração de Jerusalém. Javé habita a cidade santa e, de todos os lados, vêm os judeus dispersos, os mercadores e os povos; o Templo é reconstruído, reina a paz, e a glória de Javé irradia-se por todo o universo. Cf. Ap 21,9-22,5.

Salmo Responsorial: Sl 72, 1-2.7-8.10-11.12-13  (R:  11)

R: As nações de toda a terra hão de adorar-vos ó Senhor!

- Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza!  Com justiça ele governe o vosso povo, com eqüidade ele julgue os vossos pobres.
 - Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho!
De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra! 
- Os reis de Társis e das ilhas hão de vir e oferecer-lhes seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá hão de trazer-lhe oferendas e tributos. Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,e todas as nações hão de servi-lo.
 - Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar.
Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.

Nota do Salmo
Meditação em estilo sapiencial sobre a tentação sofrida pelo justo diante da prosperidade dos injustos.
1-3
A prosperidade dos injustos é um grande escândalo, que põe em dúvida a doutrina tradicional (v. 1 ) e provoca a tentação para os justos. 
4-12
Retrato do injusto visto pelo justo. O injusto é um privilegiado: goza de boa saúde, não sofre, trata todo mundo com soberba e violência, e vive a tramar injustiças. A sua ambição não tem limites: suga a liberdade e a vida de todo mundo, acumulando poder e riqueza. E tudo impunemente, inclusive blasfemando: "Deus não sabe nada!"
13-17
O justo olha para se mesmo e acha que não vale a pena ser justo. O que fazer? Concordar com o que dizem os injustos? Seria traição! A solução está em perceber o mistério de Deus, que é o seu modo de agir na história. 
18-22
Deus faz justiça, arruinando aqueles que arruinavam os outros. Se o homem não compreende isso, é porque ainda não entendeu o projeto de Deus. 
23-26
A parte positiva do projeto de Deus consiste na aliança dele com os pobres, para construírem juntos uma nova história. Agora já não importam nem o céu, nem a terra. O que importa é realizar o projeto de Deus. Aí a justiça constrói uma história nova, onde todos podem usufruir igualitariamente a liberdade e a vida. 
27-28
A história é testemunha do julgamento de Deus, e a tarefa dos justos consiste em proclamar a obra de Deus que destrói a injustiça.

2ª Leitura :  Ef  3, 2-3.5-6

- Leitura da carta de são Paulo aos Efésios - Irmãos: 2Se ao menos soubésseis da graça que Deus me concedeu para realizar o seu plano a vosso respeito, 3ª e como, por revelação, tive conhecimento do mistério. 5Este mistério, Deus não o fez conhecer aos homens das gerações passadas mas acaba de o revelar agora, pelo Espírito, aos seus santos apóstolos e profetas: 6os pagãos são admitidos à mesma herança, são membros do corpo, são associados à mesma promessa em Jesus Cristo, por meio do Evangelho.

Nota da 2ª Leitura
1-13
O ministério é o centro do anúncio de Paulo, e está inseparavelmente ligado á sua vocação de missionário entre os pagãos. Esse ministério é o projeto de Deus, que se realizou em Jesus Cristo e que manifesta toda a sua grandeza na Igreja, mediante o ministério de Paulo: os pagãos são chamados a pertencer ao povo de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Mt  2, 1-12



1Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2perguntando: 'Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.3Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado assim como toda a cidade de Jerusalém. 4Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5Eles responderam: 'Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo.' 7Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8Depois os enviou a Belém, dizendo: 'Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo.' 9Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.
Nota do Evangelho
1-12
Jesus é o Rei Salvador prometido pelas Escrituras. Sua vinda, porém desperta reações diferentes. Aqueles que conhecem as Escrituras, em vez de se alegrarem com a realização das promessas, ficam alarmados, vendo em Jesus uma séria ameaça para o seu próprio modo de viver. Outros, apenas guiados por um sinal, procuram Jesus e o acolhem como Rei  Salvador. Não basta saber quem é o Messias; é preciso seguir os sinais da história que nos encaminham para conhecê-lo. A cena mostra o destino de Jesus: rejeitado de morto pelas autoridades do seu próprio povo, é aceito pelos pagãos.

Edinólia Oliveira
Eu começo a minha reflexão com a seguinte pergunta: Porque nascem tantos poderosos e Reis perversos, controladores, autoritários e se fazem Rei e escravizam o povo pobre das tribos e nações?  Qual a raiz dessa história de reis e líderes dominadores?
Esses poderosos temem perder seu posto, seu trono quando se ver ameaçados pela simplicidade e caridade e amor de Jesus Cristo.
O Projeto de Deus mediante o nascimento de Seu Filho,  que é Ele mesmo no meio de nós, como nós, enfraquece essa estrutura, esse sistema que cria leis e estratégias que dominam os fracos e empobrecidos.

O Evangelho é a Luz, é a Estrela que devemos seguir para Salvar vidas. Deus conta com, nossos presentes e adorações diante desta Luz. “Jesus Cristo” O simbolismo do Ouro , Incenso e Mirra marcam o nosso esforço em propagar as todas as nações a verdadeira Luz. Deus Nosso Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário