sábado, 28 de janeiro de 2017

Quem são os Bem-Aventurados?

Dia 29/01/2017 - Domingo - 4º Domingo do Tempo Comum Ano A- Cor Verde

1ª Leitura: Leitura da Profecia de Sofonias, 2,3; 3,12-13

Os pobres, isto é, os que são oprimidos e explorados por uma estrutura baseada na idolatria do dinheiro, colocam sua confiança em Javé. Conforme o profeta, esses pobres são esperança de uma sociedade nova, baseada na fidelidade a Deus, único absoluto. Dessa forma, os pobres se tomam exemplo de conversão para a classe dirigente. Deus, portanto, inverte a situação: os grandes devem aprender com os pequenos poderosos com os fracos e os ricos com os pobres.
Apesar da terrível perspectiva do Dia de Javé, Sofonias anuncia também a esperança: Javé salvará novamente o seu povo, a partir de um "resto" pobre e fiel. O projeto de Deus é sempre para a vida.

Salmo: 145

Hino de louvor ao Nome e ao amor de Deus, testemunhados na história.
1-2
O louvor ao Nome, revelado no momento da grande libertação, recorda que o Deus vivo é o libertador.
3-7
O louvor é um reconhecimento das obras de Deus realiza na história. Transmitido de geração em geração, esse louvor mantém a fé que constrói a história segundo o projeto de Deus.
8-13a
O centro desse projeto é o amor de Deus criando liberdade e vida. O reino de Deus é o amor partilhado entre todos os homens, para eliminar as divisões e desigualdades.
13b-20
O amor de Deus, porém, age de forma partidária, assumindo a causa dos oprimidos que o invocam e colocando-se contra os opressores.
21
Termina com o convite para que todos reconheçam a santidade do Deus libertador.
2ª Leitura: Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, 1, 26-31

O projeto de Deus é contrário aos projetos dos homens. Os homens valorizam e dão lugar aos ricos, aos poderosos,  aos intelectuais, aos que têm “status”, beleza física, facilidade de expressão, etc. Consequentemente, desprezam e não dão importância àqueles que não se encaixam nesses padrões. Deus, porém, subverte a sociedade e os projetos humanos: para estabelecer e realizar os seus projetos, ele se alia aos pobres, fracos e simples, porque estes não são auto-suficientes e se abrem  para Deus. É na pobreza e fraqueza destes que Deus manifesta a sua força (cf. 2Cor 12,9).E a manifestação máxima do poder e da graça de Deus é Jesus crucificado, pois a cruz é símbolo da fraqueza, do fracasso e da vergonha, porque nela eram executado os criminosos. A verdadeira comunidade cristã é a dos pobres: ela está aliada à sabedoria do projeto de Deus; por isso, é portadora da novidade que provoca transformações radicais.

Evangelho: Mateus 5,12a

Os que buscam a justiça do Reino são os “pobres em espírito.” Sufocados no seu anseio pelos valores que a sociedade injusta rejeita, esses pobres estão profundamente convictos de que eles tem necessidade de Deus, pois só com Deus esses valores podem vigorar, surgindo assim uma nova sociedade.


Edinólia Oliveir

Em primeira estância quero lembrar uma coisa, criatura humana. Deus é o Todo-Poderoso.. Não foi a criatura humana que criou o universo. Nosso criador é onipotente e onisciente. Imaginamos que Deus nos fez com muito amor e quer de nós uma escolha para que esse amor se propague de forma harmoniosa na face da terra. Deus nos fez para que sejamos responsáveis pela natureza e pelos nosso semelhantes. Quando desejamos o poder e a fama estaremos passando por cima de nossos irmãos. Os que tem o entendimento da força e majestade de Deus, os que tem o entendimento de quem é  Deus tem a humildade de acolher seus semelhantes com amor. Todos somos iguais perante Deus, nosso criador, morremos e viramos pó e voltamos a terra, voltamos a Deus. Quem são realmente os Bem-Aventurados? São aqueles que reconhecem com humildade a força na serenidade e simplicidade de Deus. Os que o Nosso Pai Todo-Poderoso sabe que vão propagar os seus amor. Os que Promovem a Paz e a Solidariedade. Eu não quero falar do que o ser humano, criatura humana pode fazer de perversidade, quero dizer que o ser humano será Bem-Aventurado com sua inteligência amparar e acolher os que não à têm.. E assim cada uma com seu dom completando o que falta ao outro.. O próximo do próximo.

Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário