Programa
Ecoando
Dia
28: Domingo da 8ª de Natal Ano B (Cor Branca)
Sagrada Família: Jesus, Maria e José
Permita que a salvação de Jesus entre em sua vida
1ª
Leitura: Eclo 3, 3-7.14-17a
É um comentário ao quarto mandamento do Decálogo. O
respeito e o cuidado para com os pais preservam a consciência viva da
identidade de um povo.
Salmo-
127
Oração
em estilo sapiencial sobre a felicidade do justo.
Temer
a Deus consiste em reconhecer que só ele é Deus, e o homem não é Deus. Daí
nasce a obediência à vontade de Deus, que abençoa e ensina o caminho da vida:
trabalho honesto, amor matrimonial, paternidade e maternidade que partilham a
vida.
Do
ciclo familiar para todo o povo: da cidade da aliança Deus abençoa a todos,
criando uma história de paz.
2ª
Leitura: Cl 3, 12-21
Através
do batismo, os cristãos passam por uma transformação radical: deixam de
pertencer à velha humanidade corrompida (homem velho) e começam a pertencer à
nova humanidade (homem novo), que é a criação realizada em Cristo, o novo Adão,
imagem de Deus (1,15). Na comunidade cristã, semente da nova humanidade, não se
admitem distinções de raça, religião, cultura ou classe social: todos são
iguais e participam igualmente da vida de Cristo. A transformação é coisa
prática: deixar as ações que visam egoisticamente aos próprios interesses, em
troca de ações a serviço de reconciliação mútua e do bem comum.
Paulo aplica às relações humanas o princípio enunciado no
v. 17: fazer tudo “em nome do Senhor Jesus”. Note-se que ele prega uma única
moral a todos (homem, mulher, crianças, adultos, senhores e escravos): todos
devem ser leais e respeitosos com os outros. Embora Paulo não se afaste do modo
de pensar da sua época, sua proposta é um passo para que se reconheça a
igualdade de direitos entre os homens e para que aconteçam importantes
transformações sociais.
Evangelho:
Lc 2, 22-40
Simeão e Ana também representam os pobres que esperam a
libertação. E Deus responde a esperança deles. O cântico de Simeão relembra a
vida e Missão do Messias: Jesus será sinal de contradição, isto é, julgamento
para os ricos e poderosos, e libertação para os pobres e oprimidos (cf. Lc
6,20-26).
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