sexta-feira, 19 de setembro de 2014

“Mandai-nos trabalhar em vossa vinha!”

Programa Ecoando
Dia 21: 25º Domingo Tempo Comum  Ano A  (Cor Verde)

 “Mandai-nos trabalhar em vossa vinha!”

Isaías diz que nossos caminhos estarão próximos dos caminhos do Senhor, somente quando convertermos nosso coração. E essa conversão consiste em despojarmos das coisas supérfluas e até de nós mesmos. A recompensa com certeza virá, não por nossos méritos pessoais, mas pelo infinito amor divino.

1ª Leitura:

Javé tem um projeto de verdadeira realização para a história: liberdade e vida para todos. Esse projeto é revelado aos homens através da Palavra que, gerando acontecimentos, concretiza o projeto de Deus. A sabedoria do homem consiste em procurar Javé, isto é, converte-se para ele, ouvir a sua palavra e tornar-se aliado seu na luta em prol da liberdade e vida para todos.

 Salmo 144

 Hino de louvor ao Nome e ao amor de Deus, testemunhados na história.
O louvor ao Nome, revelado no momento da grande libertação, recorda que o Deus vivo é o libertador.
O louvor é um reconhecimento das obras de Deus realiza na história. Transmitido de geração em geração, esse louvor mantém a fé que constrói a história segundo o projeto de Deus.
O centro desse projeto é o amor de Deus criando liberdade e vida. O reino de Deus é o amor partilhado entre todos os homens, para eliminar as divisões e desigualdades.
O amor de Deus, porém, age de forma partidária, assumindo a causa dos oprimidos que o invocam e colocando-se contra os opressores.
Termina com o convite para que todos reconheçam a santidade do Deus libertador.

 2ª Leitura:

Paulo provavelmente tem meios para ser solto da prisão e escapar à morte. Mas encontra-se num dilema: viver ou morrer? No contexto da sua fé, as duas coisas se equivalem: viver é está em função de Cristo, ou seja, da evangelização; e morrer é lucro, pois leva a estar com Cristo. Paulo resolve o dilema, não levando em conta seu próprio interesse, mas o que é melhor para a comunidade: continuar vivo, para ajudar os filipenses a crescer e se realizar plenamente na fé.

 Evangelho:

No reino não existe marginalizados. Todos têm o mesmo direito de participar da bondade e misericórdia divinas, que superam tudo o que os homens consideram como justiça. No Reino não há lugar para o ciúme. Aqueles que julgam possuir mais méritos do que os outros devem aprender que o Reino é dom gratuito.

A messe é grande e Deus precisa de trabalhadores para construir seu reino de amor. Ele tem nas mãos o projeto e nós somos esses trabalhadores. O problema é nossa visão é limitada e não conseguimos compreender os desígnios de Deus. Muitas vezes, queremos fazer de nosso jeito e nos distanciamos daquilo que ele quer. O desejo de Deus é que abramos nosso coração para que Ele nos mostre seu caminho e possamos trabalhar com determinação em sua vinha.

Nólia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário