sábado, 18 de fevereiro de 2012

A LIDERANÇA NA CATEQUESE

           A história da humanidade é também a história da liderança humana. A liderança é muito antiga e eficaz.

           No livro do Êxodo, Jetro, o sogro de Moisés, aconselha fazer o seguinte: “Escolha entre o povo homens capazes e tementes a Deus, que sejam seguros e inimigos do suborno: estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinqüenta e de dez. Eles administrarão regularmente a justiça para o povo: os assuntos graves, eles trarão a você; os assuntos simples, eles próprios resolverão. Se você fizer assim e Deus lhe der as instruções, você poderá suportar a tarefa, e o povo voltará para casa em paz” (Ex 18,21-23).
           Jetro já entendia de liderança...

           A equipe de coordenação da catequese, quando reforça a sua liderança, facilita a sua missão à luz da palavra de Deus.
          Trabalhando com valores, confiança e desafios, é possível criar oportunidades no contexto do desempenho cotidiano, transformando a liderança em novo modelo de vida: “ser servidor”, como fez Jesus, ao lavar os pés dos discípulos (cf. Jo 13,14-16). Jesus sempre exercia liderança, mas não por meio do poder. As pessoas o seguiam por livre e espontânea vontade, movidas pela força de sua liderança.
          James C. Hunter, autor da obra O monge e o executivo, traz propostas para uma liderança servidora, pois admite que liderar significa servir.

*Definição de liderança cristã

           A palavra liderar significa, em sua raiz, “ir, guiar”. Liderança é a presença da pessoa que lidera e o relacionamento com as pessoas que são lideradas. A liderança é uma arte, uma força interior, uma rede de relacionamentos, uma aplicação de métodos que implica sempre um movimento.
           Quando consideramos a catequese e outras instituições ligadas à Igreja, somos capazes de entender o conceito de serviço. Mas, quando falamos das grandes empresas e negócios, a palavra “serviço” não é compreendida, porque neste campo a palavra liderança tem uma conotação de poder, de autoridade, de honra, de prestígio ou de vantagens pessoais.
           Liderança não é apenas uma posição, é um processo. O líder exerce influência sobre uma pessoa ou um grupo, a fim de alcançar os objetivos propostos. Com seu dom e influência sobre uma pessoa ou um grupo, a fim de alcançar os objetivos propostos. Com seu dom e influência, orienta, incentiva outras pessoas nas suas atividades.
           Ser líder não é sempre uma herança genética. É algo que se pode aprender, exercitar e aperfeiçoar pela prática.
           O catequista líder que orienta o grupo de catequistas ou os catequizandos, espera que a catequese possa florescer com responsabilidade e com o compromisso de serviço em sua missão.

Algumas características do líder na missão catequética

1.O catequista líder é aquele que acredita na missão, unindo a fé e vida com entusiasmo contagiante e fazendo com que os catequistas e catequizandos tenham coragem e iniciativa para vencer as suas dificuldades.
2.O catequista líder dá espaço para que todos participem com as próprias opiniões, facilitando o trabalho do grupo e ajudando as pessoas a se tornarem corresponsáveis.
3.O catequista líder é um animador, e o animador é pessoa, e não instrumento de trabalho. Ele não tem a função de bombeiro. Animar significa dar vida, criar ambiente propício para o crescimento das pessoas, a fim de que a comunidade alcance os seus objetivos.
Ele incentiva o crescimento da amizade entre as pessoas do grupo, encoraja para que todos possam caminhar, apesar das dificuldades encontradas.
4.O catequista líder é aquele que tem visão do conjunto: percebe tanto as necessidades das pessoas quanto as da missão catequética. Por isso, busca abrir caminhos para a esperança, sustentando a ação. Para isso acontecer, deve procurar treinamentos para a crescente formação na arte de ser líder.
5.O catequista líder é aquele que olha sempre para a frente como Paulo apóstolo, que era líder e dizia: “Esqueço-me do que fica para trás e avanço para o que está na frente” (Fl 3,13b).
6.O catequista líder compartilha suas idéias para que as outras pessoas tenham a mesma visão.
7.O catequista líder define sempre um objetivo e luta por ele. Novamente indicamos Paulo apóstolo, que definiu como seu único objetivo evangelizar: “Cristo me enviou para anunciar o evangelho” (I Cor 1,17).
8.O catequista líder, definindo o objetivo da sua missão, procura sempre alcançá-lo na prática.

*Como liderar reuniões

Tomar eficientes as reuniões de equipe é um dos maiores testes da capacidade de liderança, pois ao líder compete:
>Definir sempre o objetivo das reuniões;
>distribuir a pauta com antecedência, para dar à equipe o tempo necessário para se preparar;
>provocar a participação de todos os membros; e
>evitar comportamentos inadequados no grupo.

*Formando lideranças

         Há pessoas dotadas de muitas qualidades que facilitam o exercício da liderança. Contudo, pode-se aprender a ser líder e adquirir as habilidades essenciais da liderança por meio de treinamento e da análise de situações práticas.
          A coordenação deve promover sempre reciclagens, encontros de formação para aprimorar as habilidades dos líderes.
          As qualidades e técnicas essenciais, implicadas na liderança, desenvolvem-se por meio de treinamentos e de experiência, uma vez que um líder eficiente não “cai do céu”.
          A maioria das pessoas sabe que o treinador de qualquer equipe de esporte realiza muitos treinamentos e se concentra em todas as fases de um jogo. As pessoas que desejam alcançar boa liderança devem fazer o mesmo. A liderança se torna positiva quando é processo consciente, planejado e contínuo.
          É importante formar outros líderes para que eles possam realizar a missão, organizar equipes e motivar o desenvolvimento das pessoas.
          Toda liderança é também responsável pela busca de novos líderes. Os líderes cristãos tratam de se capacitar e de capacitar outras pessoas para experimentar aquela “vida em abundância” (Jo 10.10).
          O estilo de vida dos líderes e seus métodos de relacionamento com outras pessoas enfocam sempre o propósito de ajudar os outros a crescer até o máximo de sua capacidade “na medida da idade plena de Cristo” (Ef 4,13).

*Em grupos

Descobrir o líder catequético que está dentro de cada catequista do grupo.

ORAÇÃO

Senhor, que disseste que qualquer pessoa que desejasse ser um bom líder fosse também um servo de seus semelhantes, ensina-me a ser este verdadeiro líder, motivado a iniciar uma liderança com aqueles que me encontro todos os dias. Que eu perceba as necessidades de meus irmãos e irmãs, fazendo o possível para ajudá-los a viver de acordo com todo o seu potencial. Amém.

Revista ECOANDO-Formação Interativa com Catequistas – Ano IX – nº 36.

Nenhum comentário:

Postar um comentário