domingo, 3 de outubro de 2010

EUCARISTIA: a mesa da Palavra

                     "Não nos ardia o coração quendo ele nos explicava as Escrituras?" (Lc 24,32)
          
              A PALAVRA CAI NO CORAÇÃO
              A palavra de Deus deve fazer conosco o mesmo que fez com os discípulos de emaús, ou seja, despertar o ardor em nosso coração, o desejo de transformação da nossa vida, da nossa comunidade e de toda a nossa sociedade. É o momento mais propício para que a palavra de Deus caia no nosso coração é justamente quando nos reunimos para celebrar o mistériopascal, ao redor da mesa da Palavra.
              Nós sabemos que a palavra de Deus foi escrita para ser lida em comunidade; não se trata de um livro de autoajuda, tampouco um livro que traz verdades científicas. A Palavra que partilhamos junto à mesa é inspirada pelo Espírito Santo; seu autor é o próprio Deus, que quis conversar com seu povo e para isso "escolheu homens de cuja capacidade e habilidade se serviu a fim de que, agindo neles e por intermédio deles, transmitissem por escrito, como verdadeiros autores, tudo e somente aquilo que o próprio Deus queria" (Constituição Dogmática Dei Verbum, nº 11). Como foram escritas por homens, por uma comunidade, as Escrituras podem trazer incorreções próprias da cultura da época em que foram escritas; como foram por Deus, as verdades que dizem respeito a nossa salvação são incontáveis.
              As Sagradas Escrituras devem ser proclamadas e interpretadas no mesmo Espírito em que foram escritas. É importante perceber que cada texto tem um gênero literário próprio; há poesias, profecias, narrações históricas, cartas... Da mesma forma, saber o contexto histórico em que surgiu o texto e por que foi escrito será de grande utilidade para a correta atualização dele diante da situação em que vive a comunidade ou mesmo o mundo todo. Evidentimente, nem todos os que participam das celebrações poderão compreender de imediato os objetivos do escritor sagrado, mas, quando se abre o coração para aquilo que se ouve, ainda que não se compreenda, a Palavra surtirá efeito. é como nos ensina o profeta Isaías: a palavra de Deus é como a chuva que cai no solo _ ela não volta para o céu sem produzir o seu efeito (cf. Is 55, 12)!
              Portanto, como é Deus quem fala conosco na liturgia da Palavra, devemos preparar com muito zelo e carinho para esse momento. Não somente as pessoas que vão proclamar as leituras, o salmo ou o evangelho, mas também como ouvintes devem se preparar, guardar silêncio e demonstrar respeito pela Palavra.
                  A PALAVRA FRUTIFICA O CORAÇÃO


                  Mas qual é o efeito que produz a Palavra proclamada na assembleia?
                  * O primeiro deles é a conversão pessoal. Quem escuta a Escritura é chamado a ser autêntico discípulo de Jesus, procurando moldar-se ao seu exemplo; é chamado a ser verdadeiro cristão, novo Cristo para o mundo, capaz de amar como ele amou ou, pelo menos, tentar fazê-lo!
                  * O segundo efeito da Palavra em nossa vida é vivê-la em comunidade. Como discípulo de Jesus, o cristão sabe que não deve viver para si, mas para os outros.
                  O ardor que sentimos no coração nos impulsiona a proclamar aquela mesma palavra de vida. Vale lembrar que, ao reconhecerem Jesus na palavra e no pão, os discípulos de Emaús voltaram imediatamente para a comunidade de Jerusalém, onde deram testemunho do Ressuscitado. O nosso testemunho, hoje, dá-se na vivência pastoral; dá-se ao irmos ao encontro das necessidades do outro, sermos o próximo, seja na liturgia, na catequese ou na caridade (amor genuíno que se transforma em ação social).
                  * O terceiro efeito da palavra de Deus, partilhada junto à mesa, manifesta-se no âmbito da sociedade. A história contida na Bíblia é a história é a história de um povo, um povo que sofreu com a opressão dos poderosos, denunciou as injustiças, lutou, caiu e se reconheceu necessitado da misericórdia e da graça de Deus. É o povo de Deus, aquele que primeiro percebeu que Deus se revela à humanidade. Hoje somos esse povo e a história continua, porque Deus continua caminhando conosco e, da mesma forma, nos desafia a ser fermento na massa, a fazer a diferença no mundo.

                                DEUS REVELA-SE NA SUA PALAVRA
                A palavra de Deus está presente nas Escrituras, mas vai além delas. a Constituição Dogmática Dei Verbum indica que Deus se revela " em gestos e palavras intimamente ligados entre si. Os acontecimentos realizados por Deus na história da salvação manifestam e confirmam os ensinamentos e as realidades significadas pelas palavras. as palavras, por sua vez, proclamam os acontecimentos e iluminam o mistério neles contido" (n.2). Cristo é a plenitude da revelação, e nós temos acesso a ele pelas Escrituras, pela Tradição da Igreja e pelo mundo, pois Deus se revela nele. Daí ser necessário lermos também o mundo com suas diversas realidades, pois elas são reflexo do Cristo e podem nos ajudar a entender melhor a Palavra.
               Transformados pela força da Palavra, também devemos estar conscientes de que, muitas vezes, somos um evangelho vivo, o único ao qual muitos de nossos irmãos têm acesso; o único que eles podem ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário