domingo, 8 de agosto de 2010

CHAVES DA BÍBLIA

            No coração da Bíblia, há cinco mensagens que nos ajudam a entender a Palavra de Deus. São cinco chaves que abrem o tesouro da Bíblia.
         
            1. DEUS FALA PELA VIDA
            A Bíblia traz a mensagem de Deus para as pessoas. Ele tem falado em todas as épocas e de diversas maneiras: pelos fatos da vida do povo de Deus, por atitudes humanas e, pessoalmente, em Jesus Cristo.
            Deus tem um recado para nós. Ele fala ao nosso coração de cada pessoa usando a linguagem da vida. Deus é revelado pelo testemunho de vida de quem vive na justiça e no amor.
            A Bíblia nos ajuda a refletir sobre os fatos da vida. Os fatos são as palavras que Deus usa para se comunicar conosco.
            Para entender bem o recado, é preciso conhecer profundamente a vida. Observando a vida, a gente se torna capaz de ouvir e responder ao chamado de Deus.
            Primeiro, Deus fala pela vida do povo. Em seguida, o povo conta e reconta como descobriu Deus na vida. Só depois é que esses fatos são escritos, para ajudar a memória e para ensinar aos filhos e netos quem é o Deus da vida.
            Quando os fatos da vida viram texto escrito, não podemos esquecer da vida que veio antes do texto. Deus falou primeiro na vida! Ler o texto e esquecer da vida é o mesmo que ler uma receita e esquecer de preparar a comida.
            A receita é uma ajuda para preparar a comida que mata a fome. A receita não mata a fome! Do mesmo modo, só a Palavra escrita não revela Deus. Ela precisa ser entendida e praticada hoje.

            2. DEUS É PAI E MÃE
            Deus nos fala por que quer fazer amizade conosco. Ele quer ficar perto de nós, ajudando quando é necessário. Estamos perto de Deus quando sentimos que Ele é nosso Pai e os outros são nossos irmãos.
            Deus é Pai e Mãe de todos e jamais esquece de alguém. Muitos se acham filhos privilegiados de Deus, mais abençoados que outros. Será que isso é possível? A mãe de muitos filhos ama a todos igualmente. Dá sua própria vida por cada um deles, se preciso. Jesus Cristo deu sua própria vida para que todos tivessem vida em abundância.
            Mas, se entre os filhos houver um que necessite mais de seus cuidados, a mãe se dedica  mais a esse, mesmo sem descuidar dos outros.
            Deus ama a todos os seus filhos sem diferença. Como Pai e Mãe, cuida atentamente de cada filho e filha. Mas há aqueles que precisam mais da ação de Deus em seu favor.
            A preferência de Deus é pelos enfraquecidos, os que mais precisam de seu apoio.
            Por isso, dizemos que Deus Pai faz opção pelos pobres e excluídos. Essa chave abre o coração de toda a Bíblia.

            3. DEUS OUVE O GRITO DO POBRE
            Os preferidos de Deus são todos que sofrem injustiça e opressão, em todas as épocas. Nos tempos da Bíblia, os preferidos eram as viúvas, os órfãos, os sem-terra, os doentes, os marginalizados, etc.
            Na Bíblia, a palavra pobre se refere a todas as pessoas sem recursos materiais, trabalho ou garantias de vida. Hoje, usamos a palavra excluído.
            Numa sociedade cheia de desigualdade e injustiça, não é difícil perceber quem são os preferidos de Deus. São todos aqueles que a sociedade usa e depois despresa: os doentes, os pecadores, os desempregados, os idosos, os prostituídos, os sem-teto...
            Toda a ação de Jesus foi em favor dos excluídos de sua época. Seus discípulos organizaram comunidades a serviço dos pobres. Deus age em favor de seus filhos injustiçados através de seus filhos conscientizados.
            Nós somos as mãos de Jesus, aqui e agora. Cabe-nos consolar os pobres e acabar com a miséria e a injustiça que tantos irmãos excluídos sofrem.

            4. DEUS NOS CHAMA À CONVERSÃO
            Deus criou o mundo onde há lugar para todos. Somos colaboradores da obra de Deus. Essa mensagem também está no centro da Bíblia.
            Somos semelhantes a Deus. Como Ele, somos livres para viver a vida do jeito que quiser-mos e assumir a responsabilidade pelos nossos atos.
            A pessoa sai das mãos de Deus incompleta. Durante sua vida, vai completar a si mesma. Essa é a diferença que existe entre o ser humano e as outras criaturas de Deus.
            Enquanto as outras criaturas nascem, vivem e morrem como manda a natureza, o ser humano é chamado a fazer escolhas e tomar decisões. Ele pode escolher a vida ou a morte, a felicidade ou a infelicidade.
            Para completar a si mesma, a pessoa precisa da liberdade. Ser livre é ser capaz de construir a  própria história. Deus nos ama e nos faz livres para amar.
            Oprimir é tirar a liberdade das pessoas. É a ação que vai contra todo o projeto amoroso de Deus. a Bíblia conta como o povo de Deus, no decorrer de sua hitória, enfrentrou opressão de todo tipo.
            Contra a opressão, o único remédio é a conversão. Conversão é mudar de vida, do egoísmo e do individualismo para a liberdade e o amor aos irmãos.
            Na vida fraterna, não há opressão de um sobre o outro. Todos são iguais e se completam mutuamente, na busca do bem comum. Não há Reino de Deus sem mudança de vida e sem transformação da sociedade!
         
             5. DEUS É AMOR
             Deus fala pela vida. Como Pai e Mãe, ouve o grito do pobre e nos chama a mudar de vida, socorrer os excluídos e construir uma sociedade mais justa e feliz.
             Vendo tudo isso, o povo da Bíblia percebeu que Deus é Amor; Jesus afirmou que o recado central da Bíblia é o mandamento do amor.
              A palavra de Deus é dita na vida. Só podemos dizer que Deus é amor quando amarmos concretamente nossos irmãos. Então, a palavra-falada-e-escrita vai voltar a ser palavra-fato-da-vida!

5 comentários:

  1. Maravilha!! Está de parabéns. O verde atrai bons fuídos e que todos o bons sejam pro seu blog. Boa sorte, bjks. Janete

    ResponderExcluir
  2. Oi Nólia,aqui é Matheus da bahia,estou com um blog também...
    Boa sorte no seu blog

    ResponderExcluir
  3. Oi Nó, que Deus abençoe seu caminhar, aqui tb na rede.
    bjuss
    Clécia

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Mana pelo Blog, vou ser o seu fiel seguidor.

    ResponderExcluir
  5. ola ficou muito bom,parabens,bjosssss

    ResponderExcluir