sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EM QUE LÍNGUAS A BÍBLIA FOI ESCRITA?


               Os primeiros textos foram escritos em hebraico, língua falada pelos hebreus.
               Por volta de 300 a.C., o grego estava sendo falado em todo canto. Na terra da Bíblia nem se falava mais o hebraico, mas o aramaico.
               Foi preciso traduzir o AT para o grego. Na tradução foram incluídos sete livros escritos originalmente em grego ou aramaico, chamados deuterocanônicos (que quer dizer segunda lista). São: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, 1º e 2º Macabeus e Baruque.
               Muitos judeus da época não aceitaram a tradução. Hoje, eles só consideram sagrados os livros escritos originalmente em hebraico. Eles não aceitam os deuterocanônicos como livros sagrados.
              Os primeiros cristãos entendiam melhor o grego e aceitaram a tradução.Acolheram também os livros deuterocanônicos como Palavra de Deus.

               ECOANDO Formação Interativa com Catequistas - Ano 1 - nº 02.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COMO FOI ESCRITA A BÍBLIA?

            A Bíblia foi escrita ao longo de mais de mil anos! No começo (mais ou menos 1200 anos antes de Cristo), as histórias do povo eram contadas de pais para filhos, em casa ou nos santuários onde iam, em romaria, rezar e repartir os bens com os pobres.
            Mais ou menos mil anos a.C. (antes de Cristo), o povo começou a escrever essas histórias em folhas de papiro (um tipo de papel) e pergaminho (couro seco de ovelha). O objetivo era preservar bem na memória a revelação de Deus na vida do povo.

            Por fim, no século I depois de Cristo, os primeiros cristãos escreveram sua experiência com Jesus de Nazaré. A Bíblia foi terminada por volta do ano 100 d.C. (depois de Cristo).

            ECOANDO Formação Interativa com Catequistas Ano I nº 2

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MEXENDO NO TESOURO DO:

            ANTIGO TESTAMENTO

            O AT (Antigo Testamento) é a primeira e maior parte da Bíblia. Contém 46 livros. Eles estão agrupados em quatro grupos menores:
             Pentateuco: o principal assunto é a formação do povo hebreu, desde as origens da humanidade até o momento a Aliança com Deus.
             Livros Históricos: falam sobre a vivência da Aliança na hitória do povo, os erros do passado e os projetos para o futuro.
             Livros sapienciais: são poemas, orações, hinos, reflexões e ditos populares que revelam a sabedoria adquirida pelo povo na busca da felicidade.
             Livros Proféticos: os profetas vivenciam os acontecimentos e apontam as infidelidades do povo ao projeto de Deus, chamando à conversão.

                                            NOVO TESTAMENTO

             O NT (Novo Testamento) contém 27 livros nascidos da experiência com Jesus ressuscitado feita pelas primeiras comunidades. São:
             Evangelhos: contam a experiência dos discípulos com Jesus de Nazaré, o anúncio da Boa Notícia do Reino, bem como a morte e ressurreição de Jesus. Os Atos dos Apóstolos contam fatos da vida das primeiras comunidades.
             Cartas Paulinas: coleção escrita pelo apóstolo Paulo e por discípulos dele, visando responder a problemas bem concretos das comunidades.
             Carta aos Hebreus: um texto catequético que aprofunda a identidade de Jesus e sua missão.
             Cartas Católicas: endereçadas às comunidades em geral para ajudá-las a viver melhor a fé no Deus de Jesus. Católica é uma palavra que quer dizer universal.
             Apocalipse: uma reflexão crítica sobre a época das primeiras comunidades escrita em linguagem simbólica para despistar os perseguidores.

              ECOANDO: Formação Interativa com Catequistas - Ano I - nº 02.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SABOREANDO A BÍBLIA

  • Escolher um lugar tranquilo e confortável. Colocar uma música de fundo. Fazer um círculo sentado.
  • A Bíblia passa de mão em mão, sem pressa. Cada um pega com amor, folheia em silêncio, contempla com as mãos e olhos as letras, as folhas, a capa... Antes de passar para o seguinte, o catequista fala com Deus no coração, agradecendo pelo presente que é a Bíblia. 
  • Enquanto isso, o grupo canta algum canto cujo tema seja a Bíblia, como: "Toda Bíblia é comunicação".

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

CONHECENDO A BÍBLIA

            O amor a Deus começa com o amor à vida. A Bíblia é o grande livro do amor a Deus e à vida. O catequizando deve ter a Bíblia na mão para beber dessa fonte. Os catequistas são ministros da Palavra. Eles vão apresentar a Bíblia aos caqtequizandos.O verdadeiro catequista tem gosto pela Bíblia e gosto emanunciar a Palavra de Deus.

                       O QUE É BÍBLIA?

           A Bíblia é o nosso livro sagrado. Nela, Deus revela um rosto de Pai e Mãe, amigo e companheiro, mas também firme na defesa dos pequenos.
           A Bíblia é sagrada não só para nós, cristãos, mas também para os judeus. Outros grupos religiosos também amam e lêem muito a Bíblia.
           Cada religião tem seu livro sagrado, o álbum onde vê o rosto de Deus. Os muçulmanos, por exemplo, têm o Alcorão, os mórmons têm o Livro dos Mórmons, os hindus têm os Vedas, etc.
           A Bíblia é mais que um livro. É uma coleção de livros reunidos num único volume. Eles contém a história, a sabedoria e a oração de um povo que aprendeu a reconhecer o rosto de Deus na vida. Os livros da Bíblia estão organizados em duas partes: o Antigo Testamento (ou Primeira Aliança) e o Novo Testamento (ou Nova Aliança).

sábado, 4 de setembro de 2010

O QUE É CATEQUESE?

            Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que prepara as crianças à Primeira Eucaristia.
            Catequese hoje, não se confunde com o "dar catecismo". A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo.
            Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.
            Segundo o Documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.
            A catequese é um processo de educação na fé;
  • em comunidade - porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar na comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
  • A catequese é dinâmica - porque está sempre atenta às situações históricas e sociais da nossa realidade.
  • A catequese é sistemática - porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do magistério da Igreja.
  • A catequese é permanente porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.
           A CATEQUESE É:
  • a missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
  • uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados.
  • um anúncio e serviço para provocar um vivo contato com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.
          O Documento "Catechesi Tradendae" nº 21 nos ensina que a catequese tem como tarefa a iniciação cristã integral e sistemática na fé, motivando os catequizandos à adesão a Jesus Cristo.
          Catequese é diferente da evangelização que é o primeiro anúncio do evangelho e nos leva à conversão.
          A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã (CT 21).

           A CATEQUESE:
  • leva à motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça;
  • leva à uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
  • leva à uma iniciação no compromisso missionário da Igreja;
  • leva ao crescimento da Igreja. A Igreja de amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também em abrir os corações à conversão e à adesão:
  • a Jesus Cristo, o Salvador que anunciamos;
  • ao homem, herdeiro do Reino de Deus;
  • à Igreja, povo de Deus.
          A catequese leva em conta as condições da pessoa: suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-o para a vivência de sua fé integrada no dia-a-dia de sua vida cristã.
          Os problemas sociais que hoje as pessoas enfrentam exigem novas formas de catequizar. Por isso, é necessário dedicar-se à educação da fé para criar responsabilidades nas ações, respeitando a dignidade e os direitos humanos.