sábado, 10 de dezembro de 2016

Devemos esperar outro Messias?

Dia 11/12/2016: 3º Domingo do Advento  - Ano A (Cor Roxo ou Róseo)


1ª Leitura: Livro do Profeta Isaías 35,1-6a.10

O contraste entre este capítulo e o anterior é evidente: enquanto as potências dominadores são arrasadas, ao povo de Deus se reservam libertação, alegria e vida em abundância.

Salmo: 145

Hino de louvor, proclamando a fidelidade de Deus, que fundamenta a confiança do povo.
1-2
Uma pessoa convida a comunidade a louvar, confessando sua fé.
3-4
Exortação a não absolutizar a pessoa humana. Também os poderosos têm vida frágil e passageira.
5-6ª
O único a merecer confiança é o Deus vivo, que se aliou com o povo.
6b-10
O motivo central do louvor é a fidelidade ao Deus vivo que age na história, fazendo justiça aos oprimidos e libertando os necessitados. Sua ação, porem, implica também a destruição da justiça. É assim que se constitui o reino de Deus. Jesus fez disso o seu projeto (cf. Lc 4,16-21).

2ª Leitura: Carta de São Tiago 5, 7-10

A fé cristã está permeada de esperança de grandes transformações. Muitas vezes, depois de uma ação prolongada e constante, o cristão pode sentir-se desanimado, ao ver que essas transformações não acontecem como se esperava. Tiago faz o exemplo do agricultor: o grão, depois de plantado, não dá nenhum sinal de vida. Mas o agricultor sabe que surgirá a planta e depois os frutos. A atitude cristã deve ser a mesma: perseverante e cheia de confiança, na certeza de que tais transformações, passo a passo, se realizarão, manifestando a vinda do Senhor.

Evangelho: Mateus 11, 2-11

1-6
Será que Jesus é verdadeiramente o Messias esperado? A resposta não é dada em palavras, porque o messianismo não  é simples ideia ou teoria. É uma atividade concreta que realiza o que se espera da era messiânica: a libertação dos pobres e oprimidos.
7-15
Nenhum homem do Antigo Testamento é maior do que João Batista. Entretanto, João pertence ao Antigo Testamento, onde as profecias são anunciadas, e não o Novo Testamento onde elas já se realizaram. O v. 12 é de difícil interpretação. Provavelmente, evangelista quer mostrar que o Reino é vítima de violência, porque a velha estrutura injusta resiste para não ser destruída e reage violentamente. Essa violência dos que se opõem à vontade de Deus será experimentada pelo próprio Jesus em sua missão.

Edinólia Oliveira

Será que o mundo olha pro céu na espera de seu salvador num carro de ouro voador? O mundo espera que a paz possa acontecer em um passe de mágica? Há muitas religiões que não acreditam o que representa a morte de Jesus na Cruz... Porque o ser humano não pratica, não vive a vida como Jesus viveu... Porque não acreditar em Jesus? Porque esperar um ser extraordinário para nos libertar a corrupção, exploração e violência.. É mais fácil dizer que a religião católica é mentirosa do que viver o que Jesus viveu para ter paz e igualdade social no mundo. Reflita em tudo o que acontece no mundo ... se fosse como Jesus fez , como seria? Com certeza não teria a violência e também não teria tantas doenças... Reflita... Leia o Evangelho de Jesus.. e pense.. Será que eu devo esperar Jesus voltar de braços cruzados?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário