sexta-feira, 7 de novembro de 2014

“Somos templos do Senhor!”

Programa Ecoando
Dia 09: 32º Domingo Tempo Comum  Ano A  (Cor Branca)

Dedicação a Basílica do Latrão
 “Somos templos do Senhor!”

A água transforma o deserto seco em árido, pois Deus é sempre fonte de água viva. Quando o outro nome do homem for irmão e da mulher for irmã, todos seremos, de fato, santuários vivos do Senhor. Jesus revoltou-se com a exploração que havia nos sacrifícios do templo, principalmente a dos mais pobres. E nós, como vivemos nossa fé?

1ª Leitura: Ez 47, 1-2.8-9. 12

A presença de Deus no Templo torna-se o centro da vida que se espalha por toda a terra, a fim de transformá-la em paraíso. Quando o povo se compromete com o projeto da vida, não só os bens naturais se multiplicam para serem repartidos entre todos, mas também o povo se revitaliza, abrindo-se para repartir sua própria vida em clima de fraternidade. João retoma esta passagem para mostrar que a história tende para a realização plena da vida de Deus, repartida entre todos os homens (cf. Ap 22,1-5 e nota).

Salmo 45

Hino a Jerusalém, provavelmente depois que o exército de Sequerib se retirou no ano 701 a. C. (cf. 2Rs 18,13-19,37).
Javé, o Deus Criador e Senhor da história, está em aliança com seu povo, protegendo-o contra as forças do caos, que são as nações inimigas. O refrão (cf. VV. 8 e 12) exalta Javé como guerreiro que chefia as lutas do seu povo.
O cerco da cidade compreendia o corte do fornecimento de água. Ao romper da manhã, o exército de Senaquerib bate em retirada, provavelmente atingido por uma peste. Sua derrota é vista como vitória de Javé (2Rs 19, 35-37).
Pela manhã o povo destrói o acampamento assírio e incendeia  todos os despojos. O v. 11 talvez seja uma comemoração festiva do acontecimento: Deus vence, não apenas o inimigo, mas também a guerra toda.


2ª Leitura: 1 Cor 3, 9c-11. 16-17

Paulo se serve de duas imagens (campo e edifício) para apresentar o verdadeiro agente de pastoral. Este é um servidor do projeto de Deus concretizado em Jesus Cristo e que consiste em reunir  os homens do compromisso de fé com Jesus, cuja ação devem continuar. Se os agentes de fato servem a Cristo, nunca se contradizem. O sucesso não deve levar o agente à vanglória, pois o projeto não é seu; a eficácia vem de Deus, que também dá as aptidões e capacidades. A responsabilidade é grande, pois o agente deverá prestar contas ao próprio Deus, que provará quanto vale a obra de cada um.

Evangelho: Jo 2, 13-22

Para os judeus, o Templo era o lugar privilegiado de encontro com Deus. Aí se colocavam as ofertas e sacrifícios levados pelos judeus do mundo inteiro, e formavam verdadeiro tesouro, administrado pelos sacerdotes. A casa de oração se tornara lugar de comércio e poder, disfarçados em culto piedoso.
Expulsando os comerciantes, Jesus denuncia a opressão e a exploração dos pobres pelas autoridades religiosas. Predizendo a ruína do Templo, ele mostra que essa instituição religiosa já caducou. Doravante, o verdadeiro Templo é o corpo de Jesus, que morre e ressuscita. Deus não quer habitar em edifícios, mas no próprio homem.
A Basílica do Latrão é um templo dedicado ao Divino Salvador e é também a primeira catedral do mundo. Lembremo-nos de que o Cristo é o Templo vivo e sempre presente. Nós também somos os templo onde Deus quer morar. Jesus, fazendo-se carne, armou sua tenda entre nós (Jo 1,14), permanecendo conosco para sempre. A prática da caridade deve assumir a apresidência de nossas atitudes de cristãos e de Comunidade. Sejamos pois templos vivos e assim celebremos a páscoa a cada Eucaristia


Nenhum comentário:

Postar um comentário