segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

IDENTIDADE E DIVISÕES DA CATEQUESE

A identidade da catequética resulta do objeto do qual ela se ocupa, da catequese na variedade de suas manifestações, mas se desenvolve num terreno semeado de muitas tensões. Tensão entre fidelidade a Deus e fidelidade ao homem, entre pedagogia divina e pedagogia humana, maturidade cristã e maturidade humana; conteúdo e método, dimensão teológica e pedagógica da catequese, caráter científico e sapiencial da catequese, ciência e arte da catequese, teoria e práxis, reflexão e ação; entre nível empírico e científico do planejamento e da realização da catequese.

Na verdade, preocupando-se a catequética com o ser humano em sua integralidade não pode fugir das tensões dialéticas porque essas são inerentes à mesma realidade. A catequética, de fato, tem como princípio uma antinomia fundamental: fidelidade a Deus e fidelidade ao homem. E é, sem dúvida, essa dupla fidelidade que se traduz muitas vezes em fonte de exigências contrapostas, mas não inconciliáveis.
Também em razão da complexidade e amplitude do objeto estudado pela catequética, ela admite em seu seio divisões e modalidades que podem levar a distinção entre catequética fundamental, material e formal.
Por Catequética Fundamental entende-se o estudo das condições e dos pressupostos de base da ação catequética, sua identidade e dimensões fundamentais. A Catequética material, por sua vez, tem como objeto os conteúdos da comunicação catequética como estrutura e articulação da mensagem, temas, critérios de escolha e fontes do conteúdo. Enquanto que a Catequética formal trata dos aspectos propriamente metodológicos e pedagógicos da transmissão ou mediação catequética, seus métodos, estruturas, agentes, linguagens e programação.
Outro elemento distintivo da catequética relaciona-se com a pluralidade de métodos utilizados no seu desenvolvimento que vão desde técnicas de conhecimento e análise da realidade, a instrumentos hermenêuticos de interpretação; de métodos de planejamento e organização, a técnicas de expressão e sistemas de avaliação. E isso ocorre porque a catequética configura-se com um saber multidisciplinar ao orientar a catequese para uma interdisciplinaridade que leve a uma interação e diálogo entre os diversos processos disciplinares envolvidos na reflexão catequética.
Esse diálogo interdisciplinar se realiza, sobretudo, com a teologia que fornece os conteúdos fundamentais da catequese, mas também com a filosofia que fornece os instrumentos hermenêuticos de interpretação. Mas, uma vez que a catequética focaliza-se sobre o sujeito, a pessoa humana na sua situação, sua dimensão histórica e cultural, interessa-lhe toda e qualquer contribuição capaz de iluminar sua ação efetiva: antropologia cultural, sociologia, psicologia, ciências da religião e ciências da comunicação entre outras.

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