domingo, 13 de fevereiro de 2011

DELIMITANDO A CATEQUESE

Toda ação catequética envolve um conjunto de ações, projetos e objetivos que fazem com que ela seja estruturada num planejamento de Pastoral Catequética no âmbito concreto da práxis catequética da Igreja, em nível diocesano, paroquial e comunitário.

Em um sentido estrito: é a ação dos Pastores na coordenação, animação, defesa e alimentação dos fiéis no que se refere à busca do amadurecimento na fé, na esperança e na caridade, como membros na Igreja e como fermento e agentes na transformação evangélica da sociedade. Os bispos e presbíteros assumem, pela vocação e missão, o cuidado dos discípulos e discípulas do Senhor Jesus, já que se situam na linha de sucessão ao mandato do pastoreio dado por Jesus aos Apóstolos, tendo à frente deles Pedro.
A Pastoral é um desdobramento da missão evangelizadora da Igreja, que existe em função da construção do Reino de Deus no coração das pessoas, nas relações humanas e na sociedade.
Em um sentido amplo: é o agir da Igreja como um todo, ministérios ordenados, não ordenados, religioso e leigos num esforço continuo, consciente, articulado e organizado para proclamar e construir o Reino de Deus na história, através da comunhão, do anúncio, do serviço libertador e do diálogo. Cada fiel exerce, portanto, e cada um segundo sua vocação e missão dentro da Igreja, as três funções bíblicas constitutivas do Povo de Deus. (sacerdotes, reis e profetas).
A catequética ou ciência catequética é a disciplina que se ocupa da reflexão sistemática sobre toda Catequese, em quanto ato no contexto da práxis pastoral da Igreja. Sua existência e legitimidade são hoje um fato firmemente aceito no âmbito da reflexão e da práxis pastoral da Igreja.
É também Ciência e Arte:
Ciência: porque é o estudo organizado do conteúdo de nossa fé cristã, segundo o projeto de Jesus Cristo na vivência da Igreja, procurando resolver e esclarecer cada vez melhor os métodos a serem utilizados por meio da observação experimental dos dados, elaboração de hipótese e formulação de leis, através da adaptação à realidade.
Arte: inclui a “simpatia” entre educando e educador, catequizando e catequista através da criatividade e da motivação, por isso necessita estar sempre atualizada, Gevaert disse que: a Catequética “é o estudo científico (metódico e sistemático) da Catequese, conforme todos os seus fatores e em todas as suas dimensões”.
Por estas definições podemos perceber a vastidão do campo da Catequética. A Catequética faz parte da teologia, em quanto é uma dimensão da missão evangelizadora da Igreja, e portanto se insere no contexto das suas atividades pastorais, mas é também disciplina que faz parte das ciências da educação, por ser organização do ensino, aprendizagem e da educação religiosa-eclesial. Como processo educativo, a catequética levanta problemas que encontram resposta na sociologia e na psicologia, porque faz parte do dinamismo global do crescimento e do amadurecimento da pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário