sábado, 4 de setembro de 2010

O QUE É CATEQUESE?

            Quando se fala em catequese, muitos pensam na catequese que prepara as crianças à Primeira Eucaristia.
            Catequese hoje, não se confunde com o "dar catecismo". A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo.
            Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também na vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.
            Segundo o Documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.
            A catequese é um processo de educação na fé;
  • em comunidade - porque é algo que vai se realizando aos poucos, num caminhar na comunidade, em busca de uma sociedade fraterna e justa.
  • A catequese é dinâmica - porque está sempre atenta às situações históricas e sociais da nossa realidade.
  • A catequese é sistemática - porque organiza uma programação para facilitar o conhecimento das verdades da fé, da Palavra de Deus e do magistério da Igreja.
  • A catequese é permanente porque passa por todas as etapas e por todas as faixas de idade.
           A CATEQUESE É:
  • a missão primordial da Igreja, que nasce da fé e se desenvolve na catequese permanente;
  • uma missão que enriquece a quem a desempenha. Quando catequizamos, nós somos os primeiros catequizados.
  • um anúncio e serviço para provocar um vivo contato com Jesus Cristo, nas dimensões pessoal e comunitária para uma vivência cristã levando a um compromisso.
          O Documento "Catechesi Tradendae" nº 21 nos ensina que a catequese tem como tarefa a iniciação cristã integral e sistemática na fé, motivando os catequizandos à adesão a Jesus Cristo.
          Catequese é diferente da evangelização que é o primeiro anúncio do evangelho e nos leva à conversão.
          A catequese tem como tarefa a iniciação global e sistemática da fé. Por meio da catequese é assimilada a doutrina e as verdades da fé que levam a um contato vivo com Cristo, tanto na dimensão pessoal como na dimensão da comunidade cristã. Não é algo improvisado, mas tem um programa completo, integral e aberto a todos os aspectos da vida cristã (CT 21).

           A CATEQUESE:
  • leva à motivação para buscar o conhecimento do mistério de Cristo na sua profunda vivência de fraternidade e justiça;
  • leva à uma iniciação na experiência religiosa, na oração e na vida sacramental;
  • leva à uma iniciação no compromisso missionário da Igreja;
  • leva ao crescimento da Igreja. A Igreja de amanhã depende da catequese de hoje. Por isso, a catequese deve preocupar-se continuamente não só em levar conhecimento dos mistérios da fé, mas também em abrir os corações à conversão e à adesão:
  • a Jesus Cristo, o Salvador que anunciamos;
  • ao homem, herdeiro do Reino de Deus;
  • à Igreja, povo de Deus.
          A catequese leva em conta as condições da pessoa: suas preocupações, esperanças e necessidades. A partir do homem, a catequese motiva-o para a vivência de sua fé integrada no dia-a-dia de sua vida cristã.
          Os problemas sociais que hoje as pessoas enfrentam exigem novas formas de catequizar. Por isso, é necessário dedicar-se à educação da fé para criar responsabilidades nas ações, respeitando a dignidade e os direitos humanos.

Um comentário:

  1. Quando abrimos o coração a graça acontece,e esta missão grandiosa, que jesus chama a todos nós.A missão de catequisar,nos abrindo para esta graça transformadora,crescmos como filhos de Deus,crescemos como igreja do Cristo Jesus.
    Assim ,aprenderemos a viver,respeitando a dignidade do próximo e marchando para uma vida santa.
    Nólia amiga,parabéns pelo seu blog,vamos sempre partilhar,assim cresceremos juntas.

    ResponderExcluir