sexta-feira, 17 de setembro de 2010

MEXENDO NO TESOURO DO:

            ANTIGO TESTAMENTO

            O AT (Antigo Testamento) é a primeira e maior parte da Bíblia. Contém 46 livros. Eles estão agrupados em quatro grupos menores:
             Pentateuco: o principal assunto é a formação do povo hebreu, desde as origens da humanidade até o momento a Aliança com Deus.
             Livros Históricos: falam sobre a vivência da Aliança na hitória do povo, os erros do passado e os projetos para o futuro.
             Livros sapienciais: são poemas, orações, hinos, reflexões e ditos populares que revelam a sabedoria adquirida pelo povo na busca da felicidade.
             Livros Proféticos: os profetas vivenciam os acontecimentos e apontam as infidelidades do povo ao projeto de Deus, chamando à conversão.

                                            NOVO TESTAMENTO

             O NT (Novo Testamento) contém 27 livros nascidos da experiência com Jesus ressuscitado feita pelas primeiras comunidades. São:
             Evangelhos: contam a experiência dos discípulos com Jesus de Nazaré, o anúncio da Boa Notícia do Reino, bem como a morte e ressurreição de Jesus. Os Atos dos Apóstolos contam fatos da vida das primeiras comunidades.
             Cartas Paulinas: coleção escrita pelo apóstolo Paulo e por discípulos dele, visando responder a problemas bem concretos das comunidades.
             Carta aos Hebreus: um texto catequético que aprofunda a identidade de Jesus e sua missão.
             Cartas Católicas: endereçadas às comunidades em geral para ajudá-las a viver melhor a fé no Deus de Jesus. Católica é uma palavra que quer dizer universal.
             Apocalipse: uma reflexão crítica sobre a época das primeiras comunidades escrita em linguagem simbólica para despistar os perseguidores.

              ECOANDO: Formação Interativa com Catequistas - Ano I - nº 02.

Nenhum comentário:

Postar um comentário